'O Formidável' traz leveza ao espírito indomável de Jean-Luc Godard


O Formidável não é uma biografia "classicona" do cineasta francês Jean-Luc Godard. Talvez por esse motivo o filme consiga dar conta da personalidade de uma das figuras mais cultuadas da história do cinema, tal qual exemplares recentes do nicho como Steve Jobs ou Jackie. O mais recente trabalho do vencedor do Oscar Michel Hazanavicius (O Artista) vai na contramão do óbvio e daquilo que muitas vezes o próprio cinema não consegue dar conta, toda a trajetória de vida do biografado no relato cinematográfico cronologicamente linear. No lugar disso, opta por um fragmento da sua vida e, a partir dele, com determinadas liberdades formais, consegue trazer com clareza para o público as principais questões por trás da personalidade do seu protagonista. Por esse motivo, O Formidável consegue ser tão exitoso em seu intento. 

Baseado no livro de autoria da atriz Anne Wiazemsky, O Formidável nos faz acompanhar o momento em que Godard concebe A Chinesa, filme de 1967 do diretor protagonizado pela alemã. Nos sets, Godard se apaixonou por Wiazemsky quando a mesma tinha 17 anos, se casando posteriormente com ela. O Formidável narra a vida do célebre casal até o divórcio. No fim do matrimônio, a temperamento selvagem do grande expoente da nouvelle vague faz com que Anne saia do lugar do encanto dos primeiros anos de casada e entre na fadiga cotidiana da crise e dos conflitos de interesse conjugal. 


A maneira como Hazanavicius conta a história de Godard e Anne é bem interessante do ponto de vista da sua forma. O diretor explora recursos como a quebra da quarta parede quando os personagens se reportam para a própria câmera, muitas vezes trazendo um discurso metalinguístico sobre a própria encenação da vida de Godard ou sobre o próprio cinema (há um diálogo curioso sobre o nu nos filmes ou sobre a própria natureza do ator, por exemplo), além de tratar com humor a "ranhetice" de um Godard próximo dos quarenta anos, preservando um espírito revolucionário ainda que seu corpo e sua própria fama representassem algumas barreiras na perseguição desse intento.

O longa é calibrado por uma ótima parceria do casal central. Como Anne Wiazemsky, Stacy Martin revela em gestos discretos a gradual transformação e amadurecimento da atriz diante de um relacionamento que se esfarela entre os dedos, ainda que preserve toda a admiração e o carinho que nutre por seu parceiro. Ao mesmo tempo, O Formidável proporciona a Louis Garrel a oportunidade de exibir um desempenho afiado como Jean-luc Godard, uma performance que, por sinal, evita cair no cacoete da imitação, mas traz camadas psicológicas curiosas ao personagem, sobretudo quando o mesmo entra nas contradições entre seu discurso e seus atos.

A partir da relação de Anne e Godard, Hazanavicius consegue conceber um retrato curioso de uma das figuras mais emblemáticas do cinema mundial no seu enfrentamento com seu próprio ofício, o cinema, mas, sobretudo, com sua verdadeira vocação, a política, fazendo com que, naturalmente sua vida amorosa, sobretudo nesse momento da sua vida, fosse consideravelmente um fiasco. Ao conseguir dar conta da personalidade do seu protagonista de maneira clara, sucinta e também simpática, O Formidável é o típico exemplar que demonstra como há espaço para a inventividade no formato por vezes tão engessado da cinebiografia.

Le Redoutable, 2017. Dir.: Michel Hazanavicius. Roteiro: Michel Hazanavicius. Elenco: Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo, Micha Lescot, Grégory Gadebois, Félix Kysyl, Arthur Orcier, Marc Fraize, Romain Goupill. Imovision, 107 min.

Assista ao trailer do filme: 


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'O Formidável' traz leveza ao espírito indomável de Jean-Luc Godard
'O Formidável' traz leveza ao espírito indomável de Jean-Luc Godard
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinweUioawmff4PRfJkkjCj4LEc2cKT-e5u1y1J-i08pW-Zo5kcwbcKeHeVDZ6gEmWNqAWlM-2C0PcASB2MTiBU-MGtqBswyWghBpFmmNNHel90y4yz9VeOBrgJ3l7ngaacPHW1dP2AOcfB/s400/OFormid%25C3%25A1vel.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinweUioawmff4PRfJkkjCj4LEc2cKT-e5u1y1J-i08pW-Zo5kcwbcKeHeVDZ6gEmWNqAWlM-2C0PcASB2MTiBU-MGtqBswyWghBpFmmNNHel90y4yz9VeOBrgJ3l7ngaacPHW1dP2AOcfB/s72-c/OFormid%25C3%25A1vel.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2017/10/o-formidavel-traz-leveza-ao-espirito.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2017/10/o-formidavel-traz-leveza-ao-espirito.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código