Revelado ao mundo ainda criança quando integrou o programa Clube do Mickey Mouse da Disney ao lado de Justin Timberlake, Britney Spears, Christina Aguilera e Keri Russell, Ryan Gosling cresceu e apareceu no cinema com bons papéis em filmes de cineastas que muitas vezes se consagraram a partir de parcerias estabelecidas com o ator. Com duas indicações ao Oscar no currículo (Half Nelson e La La Land), uma incursão como diretor (Lost River) e sendo disputado por alguns dos projetos mais badalados de Hollywood, há muito ainda por vir na carreira de Gosling. Elegemos nossos cinco desempenhos preferidos da sua trajetória no cinema até então:
# 05. Luke
O Lugar onde tudo Termina (2013)
Dir.: Derek Cianfrance
O drama sobre a paternidade com Bradley Cooper e Eva Mendes é a segunda colaboração de Gosling com Derek Cianfrance após o celebrado Namorados para Sempre de 2010. Apesar da fama do primeiro, nesse filme Gosling brilha no primeiro ato da história como um homem cheio de falhas de caráter e marcado pelos caminhos errados em sua vida tentando colocar as coisas nos trilhos após descobrir-se pai. A participação de Gosling é pequena, mas extremamente marcante para os rumos do filme.
# 04. Noah
Diário de uma Paixão (2004)
Dir.: Nick Cassavetes
Dirigido pelo herdeiro de John Cassavetes e Gena Rowlands, o romance Diário de uma Paixão é, provavelmente, o único tolerável da leva de adaptações dos best-sellers de Nicholas Sparks, isso porque Cassavetes consegue preencher a história de amor de Noah e Allie com muito lirismo, alternando sua trama com passagens do passado e presente dos personagens. Como o jovem Noah, Gosling exibiu as características típicas de um galã de cinema, mas também conseguiu preencher esse personagem com camadas psicológicas e uma química inegável com sua principal parceira de cena, a atriz Rachel McAdams.
# 03. Holland March
Dois Caras Legais (2016)
Dir.: Shane Black
O senso de humor que Ryan costuma exibir fora das telas nas suas participações em talk shows, tapetes vermelhos de premiações e na sua recente passagem pelo programa de humor Saturday Night Live está impressa na comédia de ação Dois Caras Legais, na qual viveu um atrapalhado e covarde, mas também muito intuitivo, detetive da Los Angeles dos anos 70 que cria sozinho sua filha. Gosling está hilário no papel e faz uma dupla impagável com o sisudo Russell Crowe emulando uma dinâmica consagrado no gênero.
# 02. O motorista
Drive (2011)
Dir.: Nicolas Winding Refn
Possivelmente o filme mais importante da carreira do ator, Drive estreitou as relações de Gosling com o diretor Nicolas Winding Refn. Com o filme, o realizador ganhou o prêmio de direção em Cannes e trabalharia novamente com o ator em Só Deus Perdoa, sendo também uma clara inspiração para a linguagem do primeiro e único trabalho de Gosling como diretor, Lost River. Em Drive, Gosling tem uma interpretação silenciosa, calcada nas abruptas reações do seu personagem que oscilam entre a violência e a doçura. Esse sujeito psicologicamente afetado e profundamente solitário foi esculpido com precisão pelo ator.
# 01. Lars Lindstrom
A Garota Ideal (2007)
Dir.: Craig Gillespie
Esta comédia indie pouquíssimo conhecida do público brasileiro é um dos desempenhos mais tocantes da carreira de Gosling. Dando vida ao solitário Lars, Gosling interpreta com sensibilidade um sujeito com dificuldades de socialização que encontra numa boneca inflável uma forma de conseguir se comunicar com o mundo e de se construir como sujeito. O filme é extremamente humano e o ator consegue ser parte fundamental da empatia que seu protagonista gera com o espectador desde a primeira cena.
COMENTÁRIOS