'O Assassino: O Primeiro Alvo' é filme de ação protocolar marcado por muitos tropeços


Não há muito o que fazer em O Assassino: O Primeiro Alvo. O filme é basicamente uma trama de ação que utiliza como pano de fundo o terrorismo do mundo que lhe é contemporâneo, mas no fundo é mesmo uma produção cujos elementos gravitam em torno de Dylan O'Brien com o intuito de cimentar a carreira do jovem astro de Maze Runner em Hollywood a partir da proposta de uma franquia nos moldes Bourne que popularize o seu nome. Sem a menor pretensão de problematizar seu contexto geopolítico, o filme é calibrado por uma direção de ação relativamente eficiente de Michael Cuesta (o mesmo de O Mensageiro), proporcionando um espetáculo razoável, mas é uma pena que algumas decisões acabem sabotando até mesmo os esforços mais modestos do longa. 

No filme, O'Brien interpreta um ex-soldado das forças especiais cheio de traumas que é recrutado pela CIA para receber treinamento de um veterano da Guerra Fria interpretado por Michael Keaton (Birdman). Ele é chamado para ajudar numa importante missão que envolve o planejamento de uma arma capaz de fazer um estrago incalculável nas mãos erradas. A partir daí, mentor e aprendiz empreenderão uma corrida contra o tempo para impedir qualquer dano mais grave. 


Parte do filme é centrado na dinâmica entre os personagens de O'Brien e Keaton, explorando, como de praxe, a tensão entre o rebelde e relutante aprendiz e um mentor "casca grossa". Ambos conseguem se sair bem em suas funções, Keaton dá credibilidade como o agente veterano e O'Brien, apesar de ser imaturo como ator, não chega a prejudicar o longa com sua interpretação. Os problemas do filme surgem quando o roteiro toma decisões atabalhoadas, entre elas, só para o leitor ter uma dimensão, a ideia da chefe do protagonista de descartá-lo em dado momento da história, justamente quando ela mais precisava dele e depois de demonstrar total confiança em seus planos de ação intempestivos. Para completar, o longa ainda tem o seu terceiro ato centrado num vilão frágil e de motivações superficiais que não oferece a mínima sensação de perigo aos heróis e que não ganha muito quando interpretado por um ator limitado como Taylor Kitsch (John Carter). 

No final das contas, O Assassino é marcado por reiterações do gênero que não se esforçam em oferecer o mínimo de viço ao projeto. É certo que atingirá em cheio parcela do público, mas uma outra fração certamente sairá completamente indiferente da sessão tamanha efemeridade do projeto. Apesar da pretensão, O Assassino sequer chega aos pés dos exemplares de espionagem que o cinema americano ofereceu na última década, não conseguindo nem mesmo ser um arremedo simpático da franquia Bourne. É qualquer coisa. 

American Assassin, 2017. Dir.: Michael Cuesta. Roteiro: Edward Zwick, Stephen Schiff, Michael Finch e Marshall Herskovitz. Elenco: Dylan O'Brien, Michael Keaton, Taylor Kitsch, Sanaa Lahan,  Shiva Negar, Charlotte Vega, Scott Adkins, Mohammad Bakri, Trevor White. Paris Filmes, 111 min. 

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,13,Checklist,8,Cinco Atos,1,Crítica,134,DVD & Blu-Ray,6,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,9,Listão,18,Matéria Especial,14,Notícias,20,Prévia,76,Radar Crítico,20,Rewind,4,TV & Streaming,30,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'O Assassino: O Primeiro Alvo' é filme de ação protocolar marcado por muitos tropeços
'O Assassino: O Primeiro Alvo' é filme de ação protocolar marcado por muitos tropeços
https://1.bp.blogspot.com/-hZbMz_Q3aco/Wbv0gPbjQuI/AAAAAAAAXZc/duOA_bVn3zwTf6DYjFzQD5v-nHKZTzJDwCLcBGAs/s400/013.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-hZbMz_Q3aco/Wbv0gPbjQuI/AAAAAAAAXZc/duOA_bVn3zwTf6DYjFzQD5v-nHKZTzJDwCLcBGAs/s72-c/013.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2017/09/o-assassino-o-primeiro-alvo-e-filme-de.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2017/09/o-assassino-o-primeiro-alvo-e-filme-de.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código