'Batman e Arlequina' é uma mistura de 'Animated Series' com série de Adam West


Por um momento, a ideia de unir Batman e Arlequina numa mesma história, utilizando a personagem criada por Paul Dini e Bruce Timm em Batman: The Animated Series como uma parceira de ação do detetive de Gotham me pareceu equivocada, mas Batman e Arlequina se revela o completo oposto desse prognóstico. O longa de animação com roteiro assinado pelo próprio Bruce Timm traz uma combinação interessante entre o humor da aqui ex-capanga do Coringa com a verve detetivesca das histórias do Batman, combinando elementos da série animada dos anos 90 - incluindo os traços da animação, muitas vezes deixada de lado nesses longas da Warner/DC - com a abordagem leve e cômica do seriado protagonizado por Adam West, explorando situações de humor com o herói em situações cotidianas, com direito até às clássicas onomatopeias em hiper destaque na tela na hora da ação. 

Em Batman e Arlequina, Hera Venenosa se une ao Homem Florônico a fim de colocar as mãos num componente químico que transformará o planeta num lugar habitado por homens-plantas inspirado no caso do Monstro do Pântano. A única forma que Batman e o Asa Noturna encontram de controlar a dupla e localizá-la é recorrer a Arlequina, antiga parceira de Hera Venenosa agora em reabilitação após sair do Arkham e da "asa" do Coringa. Acontece que Arlequina é uma figura completamente imprevisível e, ao chamá-la para compor sua equipe investigativa, Batman acaba trazendo para si uma dupla função: conter os planos de Hera e vigiar sua nova parceira, se precavendo para o caso dela subitamente "virar a casaca".


Como um capítulo descompromissado e menor na grande saga do Batman contra os vilões de Gotham, apesar da ameaça instaurada por Hera e pelo Homem Florônico tomar proporções globais, Batman e Arlequina explora de maneira pontual a presença de Harley no lado dos mocinhos. A parceria com a personagem confere uma leveza ao Homem Morcego, transformando sua seriedade num curioso elemento cômico da história, como se, de fato, pela primeira vez o Batman conseguisse esboçar prazer nas suas aventuras, a ponto do Asa Noturna notar que a importância da Arlequina na missão vai além da necessidade de controlar e localizar Hera Venenosa. Ao mesmo tempo, os roteiristas conseguem encontrar uma justificativa plausível para o uso da Arlequina na história ao lado da dupla. A presença de Harley na aventura é orgânica à construção da trama investigativa e coerente com os rumos atuais da personagem nas suas histórias mais recentes nos quadrinhos, uma criminosa tentando se reabilitar e completamente avessa a seu relacionamento abusivo com o Coringa. 

O longa de animação preserva a natureza instável da Arlequina, evitando transformá-la numa heroína, ao mesmo tempo em que consegue desenvolvê-la em camadas interessantes e contraditórias, mantendo sua natureza cômica e explorando-a nas doses necessárias. Novos elementos são inseridos, como sua relação com o Asa Noturna, algo que não ganha contornos mais complexos devido a natureza do material, mas que, como já sugerido, revela-se importante, inclusive, na transformação da dinâmica entre Dick Grayson e Batman, sempre tão sisuda e marcada pelo peso que o primeiro sente por achar que nunca atende às expectativas de Bruce Wayne, seu grande mentor. Ao mesmo, há tempo para a animação explorar a amizade entre Arlequina e Hera Venenosa, sobretudo no terceiro ato da história, e isso traz um novo sabor ao longa já que a parceria entre as personagens sempre rende histórias saborosas calcadas no espírito girl power que a união inspira.

Das animações da Warner sobre o universo DC, Batman e Arlequina não chega a ser a mais memorável de todas já lançadas, mas rende uma sessão descompromissada como um episódio esticado da extinta e querida Batman: The Animated Series. Ainda que sua existência se deva a razões puramente comerciais (explorar ao máximo o fenômeno popular que é a Arlequina, sobretudo depois do sucesso de bilheteria que foi Esquadrão Suicida), os seus envolvidos conseguiram encontrar uma forma criativamente interessante de fazer um produto vendável e sedutor para os fãs dos personagens em questão. Batman e Arlequina é, na verdade, um filme da Arlequina, mas ainda bem que contamos com mentes que realmente entendem a personagem como típica sidekick que só funciona na tela quando estabelece dinâmicas equilibradas com personagens que lhe são contraponto, daí o lugar do próprio Batman, Hera Venenosa, Asa Noturna na história.

Batman and Harley Quinn, 2017. Dir.: Sam Liu. Vozes de: Kevin Conroy, Melissa Rauch, Paget Brewster, Loren Lester, Kevin Michael Richardson, Eric Bauza, Trevor Devall, John DiMaggio, Robin Atkins Downes. Warner, 74 min. 

Assista ao trailer do filme:

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 'Batman e Arlequina' é uma mistura de 'Animated Series' com série de Adam West
'Batman e Arlequina' é uma mistura de 'Animated Series' com série de Adam West
https://3.bp.blogspot.com/-LmThAuXfvlk/WbrxDc1EjlI/AAAAAAAAXY8/XArHmk3NqcMnnh-J5fcT1Vgr8fE9CiM4QCLcBGAs/s400/Batman-Harley-Quinn-2D-F.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-LmThAuXfvlk/WbrxDc1EjlI/AAAAAAAAXY8/XArHmk3NqcMnnh-J5fcT1Vgr8fE9CiM4QCLcBGAs/s72-c/Batman-Harley-Quinn-2D-F.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2017/09/dvd-blu-ray-batman-e-arlequina-e-uma.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2017/09/dvd-blu-ray-batman-e-arlequina-e-uma.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código