Apavorante, 'Annabelle 2: A Criação do Mal' é um pesadelo ininterrupto



A princípio quando a Warner anunciou o nome de David F. Sandberg como diretor de Annabelle 2: A Criação do Mal, segundo filme sobre a boneca amaldiçoada que é parte do universo de horror derivado de Invocação do Mal, confesso que não fui tomado por muita animação com o projeto. O diretor tinha no seu histórico o longa Quando as Luzes se Apagam, que a despeito do ótimo curta que o originou é um filme do gênero que não fez muito a minha cabeça (leia a crítica aqui), e o primeiro longa da boneca lançado em 2014, Annabelle, é bem decepcionante. As preocupações foram vãs, Annabelle 2: A Criação do Mal é um filme de terror e tanto e vale principalmente pelo excelente trabalho do seu diretor.

No longa, acompanhamos eventos que antecederam Annabelle quando um artesão de bonecas e sua esposa são surpreendidos pela morte brutal da sua única filha. Doze anos depois dos eventos, o casal recebe em sua casa uma freira e um grupo de órfãs desabrigadas. Aos poucos, estranhos eventos começam a ocorrer no local quando o quarto da filha do casal é violado por uma das garotas. Mais que isso prometo não adiantar para não estragar a experiência do leitor com o filme. 


Um dos pontos positivos de Annabelle 2: A Criação do Mal é a maneira como David F. Sandberg lida com os eventos demoníacos que tomam conta da propriedade rural que serve de cenário para o filme. O longa literalmente não dá trégua ao espectador após a sua meia hora inicial, importante para a apresentação das suas personagens e entrega de vários elementos que mais tarde serão reunidos de forma que façam a trama ganhar sentido e lugar no universo de horror compartilhado de Invocação do Mal. Assim como os filmes de James Wan, Invocação do Mal e Invocação do Mal 2, Annabelle 2: A Criação do Mal apresenta um cuidado exímio na maneira como exibe e esconde elementos que acionam a sensação de horror no espectador, criando sequência atrás de sequência marcada pela tensão das suas personagens no encontro com manifestações que não são desse mundo. 

Ao mesmo tempo em que o ritmo do filme e o manejo que ele tem dos seus momentos de tensão demonstram um fôlego imenso do longa com sua sucessão de eventos, não é algo frenético e propenso aos famigerados sustos gratuito, são cenas cuja reação das suas personagens ao sobrenatural e sua descoberta gradual aderem à trama e também à construção delas como protagonistas desse conto macabro. Um dos acertos é concentrar seus eventos nas crianças da história, algo que sempre rende ótimos exemplares do gênero que exploram o medo infantil em espaços aparentemente inofensivos durante a noite.  Há em Annabelle 2 ainda um uso inteligente de elementos como a luz e sua ausência, bem como signos religiosos presentes em todo o seu cenário, cujos objetos e cômodos trazem detalhes de cruzes, algo que dialoga com a presença do catolicismo em toda a sua história já que o casal vivido por Anthony LaPaglia e Miranda Otto são religiosos e o grupo de órfãs vem de uma casa dirigida por freiras. 

Apagando de vez a péssima impressão do frustrante Annabelle, Annabelle 2: A Criação do Mal é um ótimo exemplo de como uma continuação pode corrigir os péssimos rumos e a impressão ruim do seu antecessor. O filme ganha com a direção de David F. Sandberg que demonstra habilidade para construir uma atmosfera assustadora e ter fôlego para manter o espectador grudado na sucessão ininterrupta de eventos macabros que tomam conta da vida das suas personagens. Se for para ser como Annabelle 2, que James Wan e cia. expandam o universo de horror de Invocação do Mal para a direção que quiserem. Por esse caminho está ótimo e os fãs do gênero agradecem. 

Annabelle: Creation, 2017. Dir.: David F. Sandberg. Roteiro: Gary Dauberman. Elenco: Anthony LaPaglia, Miranda Otto, Samara Lee, Brad Greenquist, Lulu Wilson, Talitha Bateman, Stephanie Sigman, Mark Bramhall, Grace Fulton, Philippa Coultard, Tayler Buck. Warner, 109 min. 

Veja a reação da crítica internacional ao filme na nossa seção Radar Crítico. Clique aqui. 

Assista ao trailer do filme: 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Apavorante, 'Annabelle 2: A Criação do Mal' é um pesadelo ininterrupto
Apavorante, 'Annabelle 2: A Criação do Mal' é um pesadelo ininterrupto
https://4.bp.blogspot.com/-UUsFaNL6caM/WY4_9OTwPzI/AAAAAAAAXA4/Vh8VOm3W52403sGr7esVilDP6r5L9RHVQCLcBGAs/s400/annabelle.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-UUsFaNL6caM/WY4_9OTwPzI/AAAAAAAAXA4/Vh8VOm3W52403sGr7esVilDP6r5L9RHVQCLcBGAs/s72-c/annabelle.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2017/08/critica-apavorante-annabelle-2-criacao.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2017/08/critica-apavorante-annabelle-2-criacao.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código