Desde o princípio, a edição de 2017 do Oscar deu indícios de que não seria uma típica entrega dos prêmios da Academia. A escolha dos vencedores em si, pode não ter, de maneira geral, guardado grandes surpresas para os espectadores, mas tivemos uma abertura de Justin Timberlake com "Can't Stop the Feeling", música tema de Trolls, que pareceu uma reedição de "Happy" do Pharrell Williams em 2014, tirando um pouco da reputação sisuda do Oscar, um excelente host em Jimmy Kimmel (texplorando o quanto pôde sua "rixa" com o ator Matt Damon, com a presença do próprio na plateia e com direito a piadas envolvendo A Grande Muralha e Compramos um Zoológico, e fazendo um tour com turistas reais na plateia da cerimônia), mas nada vai superar o derradeiro anúncio do vencedor na categoria melhor filme.
Apresentada pela dupla Warren Beatty e Faye Dunaway (Bonnie e Clyde) a estatueta de melhor filme saiu da anunciada vitória de La La Land: Cantando Estações para as mãos dos produtores de Moonlight: Sob A Luz do Luar. Os organizadores do evento entregaram o envelope errado aos apresentadores da categoria (o envelope de melhor atriz, que foi Emma Stone de La La Land) e após os produtores do musical de Damian Chazelle agradecerem emocionados o prêmio, foram interrompidos pelo apresentador Jimmy Kimmel e pelo ator Warren Beatty que juntos com o produtor de La La Land esclareceram a uma plateia surpresa pela gafe: o vencedor do Oscar de melhor filme foi Moonlight.
Moonlight: Sob a Luz do Luar recebeu 3 estatuetas, melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante para Mahershala Ali. Já La La Land: Cantando Estações, venceu 6 Oscars, direção, fotografia, trilha sonora, canção original ("City of Stars"), direção de arte e atriz para Emma Stone. Ainda entre os atores, Casey Affleck conseguiu driblar o apelo pela vitória de Denzel Washington das últimas semanas e venceu o Oscar de melhor ator por Manchester á Beira-Mar, que também recebeu a estatueta de melhor roteiro original, e Viola Davis confirmou seu favoritismo como melhor atriz coadjuvante por seu desempenho em Um Limite entre Nós.
Melhor Filme: Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Direção: Damian Chazelle, La La Land: Cantando Estações
Melhor Roteiro Original: Kenneth Lonergan, Manchester à Beira-Mar
Melhor Roteiro Adaptado: Barry Jenkins, Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Atriz: Emma Stone, La La Land: Cantando Estações
Melhor Ator: Casey Affleck, Manchester à Beira-Mar
Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis, Um Limite entre Nós
Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali, Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Montagem: Até o Último Homem
Melhor Fotografia: La La Land: Cantando Estações
Melhor Direção de Arte: La La Land: Cantando Estações
Melhor Mixagem de Som: Até o Último Homem
Melhor Edição de Som: A Chegada
Melhor Figurino: Animais Fantásticos e Onde Habitam
Melhor Trilha Sonora Original: La La Land: Cantando Estações
Melhor Canção Original: "City of Stars", La La Land: Cantando Estações
Melhor Longa Estrangeiro: O Apartamento, Irã
Melhor Longa Documentário: O.J. Made in America
Melhor Longa de Animação: Zootopia
Melhores Efeitos Visuais: Mogli, O Menino Lobo
Melhor Maquiagem e Cabelos: Esquadrão Suicida
Melhos Curta em Live Action: Sing
Melhor Curta Documentário: The White Helmets
Melhor Curta Animação: Piper
COMENTÁRIOS