Trio de atrizes se destaca no simpático 'Estrelas Além do Tempo'


Estrelas Além do Tempo é daqueles tipos de filme cuja história que o inspira consegue se impor ao espectador mesmo diante de eventuais problemas da trama, que são poucos é verdade. O longa dirigido e co-roteirizado por Theodore Melfi (de Um Santo Vizinho) aborda o espectador com simpatia e traz a história verídica de um trio de funcionárias da NASA que foram fundamentais para as primeiras missões de sucesso dos EUA durante a corrida espacial na década de 1960. Assim, à frente da trama, temos três personagens que representam uma equação raramente vista nas telas, especialmente assumindo um protagonismo tão declarado. As três figuras centrais desta história são mulheres, negras e ocupam funções intelectuais e administrativas importantes em um território dominado por homens brancos como a NASA, todas afirmando seus direitos em um contexto de forte segregação racial. 

O drama baseado em fatos verídicos tem problemas? Tem. O filme de Melfi é excessivamente engessado e esquemático na construção da sua narrativa, genérico como parte das histórias edificantes que existem por ai. Estrelas Além do Tempo quer comover o espectador com cenas que colocam em itálico e caixa alta os alívios cômicos, os dramas, os romances e as conquistas das suas mulheres. O filme deixa qualquer sutileza de lado quando, por exemplo, reserva dois momentos específicos da trama para um monólogo-discurso das personagens de Taraji P. Henson (a matemática Katherine, centro da história) e de Janelle Monáe (a engenheira Mary Jackson) como se acenasse claramente para o Oscar, curiosamente, no final das contas, nenhum desses momentos foram o suficiente para render indicações para às duas (Octavia Spencer foi a indicada do grupo como atriz coadjuvante). Há no longa cacoetes hollywoodianos excessivos que ao invés de contribuírem com o tom leve do filme, fazem com que o espectador adentre ocasionalmente na zona da descrença e do cinismo. Certos movimentos da trama de Estrelas Além do Tempo poderiam ser mais sutis sem que com isso o filme deixasse de surtir o mesmo efeito e apresentar a abordagem que ele propõe apresentar, um misto de descontração e forte discurso social.

O longa também peca na construção de personagens coadjuvantes, simplificando suas personalidades a estereótipos batidos, como o galã na figura do interesse amoroso da personagem de Henson, o ator Mahershala Ali (destaque nessa temporada com outro filme, Moonlight), a supervisora megera vivida por Kirsten Dunst e o chefe pragmático de Kevin Costner. Sobre o personagem de Costner é preciso sublinhar que, positivamente, Estrelas Além do Tempo não derrapa como Histórias Cruzadas, filme com o qual vem sendo comparado. Os atos de ajuda do personagem de Costner, um homem branco, à protagonista são fruto do seu pragmatismo como profissional (ele quer se cercar dos melhores técnicos na execução das suas funções e com o tempo Katherine mostra-se muito competente). Além disso, a Katherine de Taraji P. Henson consegue as coisas por méritos próprios, da mesma maneira que Mary Jackson e Dorothy. 

Dentro da sua zona limítrofe de história edificante à la Hollywood, Estrelas Além do Tempo tem muito mais méritos do que falhas, no entanto. Como antecipado anteriormente, ele traz luz ao trabalho de três mulheres que merecem toda a reverência que o filme escancaradamente lhes presta. Katherine, Dorothy e Mary podem ter contado com a ajuda de homens brancos ao longo de sua jornada, como muitos irão se queixar, mas os méritos de suas conquistas são exclusivamente seus e o filme faz questão de sublinhar isso sem a menor discrição, como faz com outros aspectos da narrativa. Além disso, o longa consegue abordar o preconceito racial nos EUA da sua época, destacando a política de segregação e o reflexo disso na jornada pessoal e profissional das suas personagens principais. 

Com mulheres de trajetórias apaixonantes, inevitavelmente, o filme acaba sendo palco para as atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer e a revelação (no cinema) Janelle Monáe, mais conhecida do público por seu trabalho na música. O trio sintetiza com muito entrosamento o verdadeiro significado da palavra sororidade, a união e amizade entre mulheres, algo muito raro nas telas. Se existem fragilidades ou cacoetes em Estrelas Além do Tempo a presença do trio ao menos ameniza as coisas, sobretudo quando tem como referência uma história tão poderosa e importante vivida por personagens infelizmente pouco conhecidas e creditadas por seus grandes feitos na história norte-americana. Katherine, Dorothy e Mary desafiaram os preconceitos de uma época dominada por homens brancos em esferas sociais repletas de intolerância como a científica. É preciso prestar homenagens a estas mulheres e nisso a falta de meias palavras de Estrelas Além do Tempo acerta em cheio. 

Hidden Figures, 2016. Dir.: Theodore Melfi. Roteiro: Theodore Melfi e Allison Schroeder. Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Mahershala Ali, Jim Parsons, Aldis Hodge, Glen Powell, Kimberly Quinn. Fox, 127 min.

Assista ao trailer do filme:

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Trio de atrizes se destaca no simpático 'Estrelas Além do Tempo'
Trio de atrizes se destaca no simpático 'Estrelas Além do Tempo'
https://3.bp.blogspot.com/-FxFOKU3a2K8/WIJY8ZB1nKI/AAAAAAAAWg4/JUgOUesoDOQh73PajZYCLgCeStmdN64TQCLcB/s400/2a617d644005b6f48547abc0279b3ed864c1b284.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-FxFOKU3a2K8/WIJY8ZB1nKI/AAAAAAAAWg4/JUgOUesoDOQh73PajZYCLgCeStmdN64TQCLcB/s72-c/2a617d644005b6f48547abc0279b3ed864c1b284.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2017/01/critica-trio-de-atrizes-se-destaca-no.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2017/01/critica-trio-de-atrizes-se-destaca-no.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código