Segunda-feira foram anunciados os indicados ao Globo de Ouro (clique aqui e veja) e hoje (14) foi a vez de serem revelados os nomeados ao SAG Awards, premiação do sindicato dos atores de Hollywood. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 29 de janeiro de 2017 e apenas atores são consagrados por seus trabalhos na TV e no cinema.
A lista dos SAG Awards a cada ano que passa tem se revelado mais surpreendente com a inclusão de nomes que sequer estavam sendo cogitados na temporada ou mesmo que foram solenemente esquecidos por alguns dos principais previsores de prêmios nos EUA (como esquecer da indicação no ano passado de Sarah Silverman por I Smile Back, filme indie que, por sinal, nunca deu as caras por aqui).
Esse ano não foi diferente. O sindicato dos atores, por exemplo, solenemente "esqueceu" de indicar Annette Bening na categoria melhor atriz por 20th Century Women, sendo que a mesma vinha sendo apontada como um dos nomes mais fortes da temporada. A exclusão de Isabelle Huppert por Elle era até esperada, tendo em vista a preferência do prêmio por interpretações em língua inglesa, mas a ausência de Bening foi realmente surpreendente. No "lugar" de ambas, o SAG optou por Emily Blunt pelo divisivo A Garota no Trem ou mesmo Meryl Streep por Florence: Quem é essa Mulher?, fazendo valer a máxima de que não importa a situação a recordista de indicações ao Oscar é a favorita da indústria mesmo. Streep tem tanta força que conseguiu levar Hugh Grant, seu parceiro de cena em Florence, junto com ela ao SAG.
É interessante também notar que, com a indicação ao Globo de Ouro e agora ao SAG, Viggo Mortensen de Capitão Fantástico, que até então vinha sendo pouco citado pelos previsores, vê crescer consideravelmente suas chances na temporada ficando à frente de candidatos como Tom Hanks de Sully e Joel Edgerton de Loving, que, por sinal, não teve a sua protagonista Ruth Negga lembrada como melhor atriz. O filme protagonizado por Mortensen teve tanta receptividade no SAG que foi indicado até mesmo como melhor elenco do ano (categoria máxima do prêmio, equivalente a melhor filme), passando a perna no potencial favorito ao Oscar de 2017 La La Land.
Há, assim como no Globo de Ouro, a ausência de Silêncio, de Martin Scorsese, provavelmente porque o filme ainda não teve tempo de ser visto e assimilado pelos votantes do SAG. Vamos ver se o cenário se repete no Oscar.
MELHOR ELENCO
Cercas
Estrelas Além do Tempo
Capitão Fantástico
Manchester à Beira Mar
Moonlight: Sob a Luz do Luar
MELHOR ATRIZ
Emma Stone - La La Land: Cantando Estações
Natalie Portman - Jackie
Meryl Streep - Florence: Quem é essa Mulher?
Emily Blunt - A Garota no Trem
Amy Adams - A Chegada
MELHOR ATOR
Casey Affleck - Manchester à Beira Mar
Denzel Washington - Cercas
Andrew Garfield - Até o Último Homem
Ryan Gosling - La La Land: Cantando Estações
Viggo Mortensen - Capitão Fantástico
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis - Cercas
Michelle Williams - Manchester à Beira Mar
Naomie Harris - Moonlight: Sob a Luz do Luar
Nicole Kidman - Lion: Uma Jornada para Casa
Octavia Spencer - Estrelas Além do Tempo
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali - Moonlight: Sob a Luz do Luar
Jeff Bridges - A Qualquer Custo
Hugh Grant - Florence: Quem é essa Mulher?
Dev Patel - Lion: Uma Jornada para Casa
Lucas Hedges - Manchester à Beira Mar
COMENTÁRIOS