(Drops) XII Panorama Internacional Coisa de Cinema


Entre os dias 09 e 16 de fevereiro acontece em Salvador e Cachoeira o XII Panorama Internacional Coisa de Cinema com um catálogo diversificado de títulos que disputam a atenção do público em sessões que acontecem no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, na Sala Walter da Silveira e no Cine Theatro Cachoeirano. Exibições disputadas como as de Cinema Novo, premiado documentário de Eryk Rocha, O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, que, inclusive, abriu a edição, estão entre as pedidas, mas a dica é para que o público preste atenção também em alguns títulos não tão visados que estão na programação do festival, eles podem trazer boas surpresas. Entre longas de ficção, curtas e documentários, selecionei alguns. 

Martírio

O documentário dirigido por Vincent Carelli, que já tem toda uma trajetória como indigenista, conta a saga dos guarani-kaiowá pelo direito a suas terras no Mato Grosso do Sul. O filme agarra o espectador de jeito com um retrospecto histórico das tribos na região e sua triste e longa trajetória de resistência contra a truculência do homem branco que, por décadas, realizou esforços de apagamento da sua existência e identidade na região. O longa dá conta como pesquisa e relato sensível do seu objeto, através de uma marcante narração de Carelli que dimensiona sua experiência humana e espiritual com os guarani-kaiowá. Do significado da terra para o povo indígena e da duvidosa relação com a propriedade que governa os poderes em Brasília através da bancada ruralista e no interior do país por intermédio dos grandes proprietários de terra e daqueles que defendem os seus interesses, Martírio é uma impactante reflexão sobre diferentes valores conferidos a um mesmo objeto. Enquanto para os índios a terra é elemento de preservação da sua cultura, para o branco ela é "propriedade", anunciada por um fazendeiro em dado momento do filme como aquilo que ele tem de mais precioso. Ao expor estas duas percepções em processo de tensão e jogo de forças desiguais, Martírio é um filme importante e que merece ser visto na primeira oportunidade que passar por um circuito mais amplo. O filme foi exibido na abertura do festival, juntamente com O Ornitólogo.  


Urutau

O longa aborda um tema complicado como a pedofilia através da história de Fernando, um jovem que está há sete anos em cativeiro por ação de um professor de meia idade que o força a se comportar como criança e com quem mantém relações sexuais. A temática é dura e o diretor Bernardo Cancella Nabuco aborda tudo pela perspectiva do rapaz, captando suas reações àquela espinhosa experiência. O título do filme faz referência a uma ave conhecida por mitos que giram em torno de pedidos melancólicos de socorro, pela rejeição e pela ausência de sorte no seu destino.


Talvez Deserto Talvez Universo

Os cineastas Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes passaram um tempo em uma instituição psiquiátrica forense e realizaram esse documentário que tem como intuito investigar a ausência de consciência contrastada com a riqueza do universo particular dos internos do local. Os diretores acertam ao evitar maiores interferências naquela realidade, inclusive ao optarem pelo preto e branco na fotografia para evitar a distração das cores. Tudo o que resta é o vazio do tempo, da perspectiva de vida e dos olhares.


A Moça que dançou com o Diabo

O curta do paulista João Paulo Miranda Maria conta a história de uma menina de família evangélica "tentada" pela pregação constate do contexto que a cerca. Entre clamores religiosos em praça pública e sessões de exorcismo exibidas na TV durante o almoço, aquilo que mais se nega (o diabo) é o que está mais presente em sua vida. Isso é cumulado com o próprio processo de descoberta da garota, que passa a perceber a tensão entre a sua criação familiar e os seus verdadeiros desejos. O realizador trata a história com muito humor para falar de um processo de revolução particular quando contrariamos as próprias expectativas de criação.

Para mais informações sobre a programação do Panorama, acesse o site!

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,6,Checklist,5,Cinco Atos,1,Crítica,76,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,1,Extras,3,Listão,13,Matéria Especial,4,Prévia,25,Radar Crítico,13,Rewind,3,TV & Streaming,12,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: (Drops) XII Panorama Internacional Coisa de Cinema
(Drops) XII Panorama Internacional Coisa de Cinema
https://3.bp.blogspot.com/-jPihteuqhdc/WCZ0HbD1lGI/AAAAAAAAWSM/2Co58jWkNQQuz3pf_c2kE2F2ghKdaUYIQCLcB/s400/MARTIRIO.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-jPihteuqhdc/WCZ0HbD1lGI/AAAAAAAAWSM/2Co58jWkNQQuz3pf_c2kE2F2ghKdaUYIQCLcB/s72-c/MARTIRIO.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2016/11/drops-xii-panorama-internacional-coisa.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2016/11/drops-xii-panorama-internacional-coisa.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código