(Crítica) 'Lembranças de um Amor Eterno' celebra o romance sádico


Considerado por muitos como um dos melhores cineastas italianos de sua geração nos anos 1990 com filmes como Cinema Paradiso, Estamos Todos Bem e Malena, Giuseppe Tornatore chega ao circuito com Lembranças de um Amor Eterno, protagonizado por Jeremy Irons e Olga Kurylenko. O longa não é o ponto alto da sua carreira, o diretor, por sinal, não tem feito obras tão marcantes quanto aquelas que compõem a sua fase "dourada". Lembranças de um Amor Eterno é um drama centrado no romance de uma dublê de cinema de ação e aspirante a acadêmica com um renomado professor de astronomia. Os dois vivem um intenso relacionamento à distância, marcado por trocas de cartas, torpedos, e-mails, conversas via Skype (daí o título original italiano ser La Corrispondenza, algo como A Correspondência em tradução literal). Tudo vai bem até que o casal é atravessado por um acontecimento que muda completamente suas vidas e abala tudo que construíram em apenas três meses de relacionamento (AS LINHAS A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO FILME!).

Tornatore filma Lembranças de um Amor Eterno com muita delicadeza, dando o devido tempo para os seus personagens e para o público amadurecer seus sentimentos e percepções sobre a sucessão de eventos narrados na trama e como eles repercutem no âmbito privado desses sujeitos. Se por um lado isso é positivo, sobretudo se pensarmos que o cinema (e seu público) anda cada vez menos receptivo a longas com esse teor de introspecção, por outro tornam perceptíveis os pontos cegos do longa. Tornatore não consegue transformar seu romance em algo minimamente atraente para o público, que contempla a personagem vivida por Olga Kurylenko às voltas com um sofrimento que evidencia a crueldade do professor interpretado por Jeremy Irons. Ele não deixa a jovem viver o seu luto.

O grande ponto de partida para o conflito do filme é a morte do personagem de Irons. Ciente de que está nos seus últimos dias de vida, ele deixa para a amada uma série de mensagens com reflexões sobre o relacionamento dos dois e pistas para a jovem fazer coisas que, supostamente, a ajudariam a superar o momento de dor. A lógica é praticamente a mesma de P.S. Eu Te Amo, no qual Gerard Butler passa um tempo tentando fazer com que a namorada interpretada por Hilary Swank não sinta a sua ausência através de inúmeras cartas deixadas após a sua morte. Ou seja, um ato de completo egoísmo apresentado como demonstração de amor, o "amor eterno" do título.

O que vemos na tela não é "bonitinho", ainda que o realizador encontre lirismo em toda a sua contemplação da melancolia alheia.  Também não é uma maneira saudável de fazer a pessoa amada superar o luto, é egoísmo, sadismo, a personagem de Irons vira uma espécie de stalker pós-morte para a namorada vivida por Kurylenko, um fantasma na tela do seu notebook que sequer deixa uma brecha para que a mesma possa se relacionar com outros rapazes  (ele mesmo corta a possibilidade em um vídeo alegando ciúmes da namorada). Tornatore contempla essa dinâmica perversa com um olhar de admiração de quem tenta tornar etérea uma dor difícil de suportar e que é desnecessariamente prolongada por puro exercício narcisista. É verdade que toda esta contemplação da dor da jovem protagonista do filme permite que conheçamos um pouco mais o talento dramático de Olga Kurylenko, que consegue se sair muito bem na condução do martírio da sua personagem, mas torna a história difícil de ser acompanhada ou apreciada, pelo menos não tanto quanto o seu realizador parece estar se deleitando.

O longa tem cenas belíssimas que colocam em evidência a destreza técnica e a sagacidade de Tornatore para encontrar soluções interessantes em algumas sequências, como no exemplar plano-sequência que abre o filme e apresenta os protagonistas em um momento muito íntimo no quarto de um hotel e depois segue a personagem de Irons do corredor para o seu quarto e posteriormente de volta ao corredor deixando o local e a personagem de Kurylenko para trás. Contudo, um filme não é só a aplicação sensível e tecnicamente exemplar de recursos como este. Ao oferecer ao público uma história que gira em círculos na contemplação da sua atmosfera depressiva, sentimentos obsessivos e com uma dinâmica entre seus personagens no mínimo questionável, Lembranças de um Amor Eterno tem como fragilidade o seu posicionamento a respeito daquilo que parece ter como temática mais caro, o amor.


La Corrispondenza, 2016. Dir.: Giuseppe Tornatore. Roteiro: Giuseppe Tornatore. Elenco: Jeremy Irons, Olga Kurylenko, Simon Johns, James Warren, Shauna Macdonald, Oscar Sanders, Paolo Calabresi, Anna Savva, Irina Kara, Sammy Moreno. Playarte, 116 min.

Assista ao trailer do filme:

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: (Crítica) 'Lembranças de um Amor Eterno' celebra o romance sádico
(Crítica) 'Lembranças de um Amor Eterno' celebra o romance sádico
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjl8sOE6WBY0vFGVaMfIrZ5gTfHT26J3DTnGC1TTeVl2VW-u7kpyHqDk8LauhYDhthBE8hU7g07FlTpX34hlk3cTT2PebBFMhxHyUQMC8m6YmVKUeWX2EjGL2YNbRb-Y6MpG8bqLpw4KEO/s400/lembran%25C3%25A7as3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjl8sOE6WBY0vFGVaMfIrZ5gTfHT26J3DTnGC1TTeVl2VW-u7kpyHqDk8LauhYDhthBE8hU7g07FlTpX34hlk3cTT2PebBFMhxHyUQMC8m6YmVKUeWX2EjGL2YNbRb-Y6MpG8bqLpw4KEO/s72-c/lembran%25C3%25A7as3.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2016/09/critica-lembrancas-de-um-amor-eterno.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2016/09/critica-lembrancas-de-um-amor-eterno.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código