Com o maior número de haters que já se teve notícia na história da indústria, o trailer de Caça-Fantasmas rendeu várias reações de desaprovação. Parte do público torceu o nariz para a nova versão por ser protagonizada por quatro mulheres, mas uma outra parcela considerável dos espectadores rejeitou o material por diversos motivos: para uns, a prévia não demonstrava o mesmo vigor dos filmes da franquia original; para outros, o trailer não soube vender o longa muito bem, deixando o espectador com a dúvida se o título seria uma continuação, um reboot; e ainda existia uma certa imperícia dos envolvidos a respeito de detalhes importantes da franquia original (anunciam quatro cientistas no grupo de caça-fantasmas quando apenas três deles eram).
Esta reação contrária ao trailer, um dos mais confusos e mal feitos dos últimos tempos pela indústria cinematográfica, fez vir à tona a importância desse tipo de material de divulgação na formação da plateia de um filme. Muita gente, por exemplo, já se mostra indisposta com Caça-Fantasmas por uma experiência difícil de administrar com a peça publicitária lançada pelo estúdio. Aproveitamos que o filme está para chegar aos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (14) e lembramos de alguns casos em que os trailers ou teasers foram muito bem realizadas pelos seus responsáveis e bem recebidos pelo público, causando um eficiente efeito de expectativa.
#. Esquadrão Suicida (2016)
Dando uma verdadeira aula nos seus colegas de temporada, a adaptação das HQs homônimas da DC Comics, Esquadrão Suicida, ofereceu ao público o suficiente para deixar todo mundo com muita vontade de conferir o resultado do trabalho de David Ayer com o grupo de super-vilões encabeçado por Coringa, Arlequina e cia. Com trilha do Queen, o material ficou ainda mais pop e certamente se tornou um dos trailers mais vistos e revistos dos últimos tempos. Não sabemos como isso será traduzido nas bilheterias pois o filme só estreia na primeira semana de agosto, mas a promessa que fica é enorme.
#. Sangue Negro (2007)
Em seu longa-metragem de 2008, Paul Thomas Anderson deixa o seu protagonista Daniel Plainview, papel que rendeu o Oscar de melhor ator a Daniel Day-Lewis, fazer as honras da casa e apresentar o seu épico sobre a ganância Sangue Negro. Ao fundo, a "estranha", e por isso mesmo inesquecível, trilha do filme composta por Jonny Greenwood.
#. Wall-E (2008)
Também apresentando a sua trama por meio de uma voz ao fundo, mas desta vez quem assume a condução do trailer é um narrador britânico, Wall-E tinha uma delícia de material de divulgação que arrepiava a cada sessão que batíamos de cara com ele. Como lidar com o primeiro encontro de Wall-E e Eva ao som de Etta James?
# Magnólia (1999)
Oferecendo pouco da sua trama como todo teaser que se preze, o primeiro material de divulgação de Magnólia, também de Paul Thomas Anderson trazia o já famoso prólogo a respeito das circunstâncias e conexões incomuns entre os personagens do filme e a apresentação do seu elenco através dos seus personagens e não dos atores ou algo no meio termo. O resultado foi inesperado e marcou época.
#. Pecados Íntimos (2006)
O trailer de Pecados Íntimos, longa de Todd Field, que, inclusive, merecia ser mais conhecido pelo grande público, era um típico exemplar minimalista. Pouco da trama era oferecido, apenas as cenas bucólicas do cotidiano dos pais interpretados por Kate Winslet, Patrick Wilson e Jennifer Connelly ao som de uma locomotiva em crescente tensão. Uma preciosidade tão marcante quanto o próprio filme.
#. O Iluminado (1980)
Mais uma prova de que menos é mais, a icônica porta do elevador do Hotel Overlook jorrando litros e mais litros de sangue foi o que Stanley Kubrick precisou para fazer o público se apavorar com o que poderia vir na aguardada adaptação de Stephen King, O Iluminado, lançado nos cinemas em 1980. Hoje talvez não surte tanto efeito porque já conhecemos o filme e esta cena, mas imagina a curiosidade que isso não causou nos fãs do terror e de Kubrick na época?
#. Alien: O 8º Passageiro (1979)
A imagem do ovo do Alien em meio às cenas de tensão vivida por Ripley e toda a tripulação da Nostromo no filme de Ridley Scott de 1979 também foi o suficiente para deixar as plateias dos cinemas com um misto de medo e ansiedade de conferir a jornada apavorante que Alien - O 8º Passageiro prometia. Também é um caso em que pouco é muito.
#. A Rede Social (2010)
O trailer de A Rede Social, de David Fincher, unia imagens de relacionamentos feitos e desfeitos no Facebook com cenas do filme. Tudo ao som de "Creep", pertinente canção do Radiohead se pensarmos nas temáticas que o filme explora, interpretada pelo grupo feminino Scala. Dos exemplares contemporâneos, é um dos mais irretocáveis.
#. Laranja Mecânica (1975)
A frenética exposição de imagens de violência em Laranja Mecânica e alguns adjetivos em fontes garrafais tornavam o trailer do longa de 1975 de Stanley Kubrick uma experiência instigante e perturbadora. A sensação era que estávamos sendo submetidos aos mesmos testes pelos quais o seu protagonista Alex DeLarge se submetia em um determinado momento do longa.
#. Psicose (1960)
Quer melhor forma de vender uma obra do que o próprio diretor colocar a mão na massa e apresentá-la ao público em seus íntimos detalhes? Alfred Hitchcock faz isso no trailer de seis minutos de Psicose, um dos seus mais icônicos filmes. A persona de um diretor nunca foi tão viva na peça de divulgação de uma obra quanto aqui. Hitch sabia como ninguém formar a sua plateia.
Clique aqui e leia a crítica de Caça-Fantasmas e assista ao seu tão comentado trailer.
COMENTÁRIOS