Olhos da Justiça



Toda vez que Hollywood inicia a produção de um remake as falas de descrédito para esta obra que sequer viu a luz do dia começam a brotar, especialmente se a produção em questão é uma segunda versão de um filme tão reverenciado por cinéfilos quanto o argentino O Segredo dos seus Olhos. Assim, foi inevitável que um grupo torcesse o nariz para Olhos da Justiça, remake do longa de Juan José Campanella que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010 e passou a ser um dos estandartes da qualidade do cinema argentino contemporâneo. A versão norte-americana da obra de Campanella está longe de ser tão boa quanto o original, mas Olhos da Justiça não pode ser qualificado como um filme ruim, muito pelo contrário. No frigir dos ovos, o longa é muito bom e extremamente eficiente. 

Em Olhos da Justiça, um grupo de profissionais responsável por uma divisão do FBI especializada em ações terroristas logo após o 11 de setembro é abalados pelo assassinato da filha de Jess (Julia Roberts), uma das investigadoras do departamento. Logo, outro investigador da divisão e amigo da mãe da vítima, Ray (Chiwetel Ejiofor), e a procuradora Claire (Nicole Kidman) empreendem uma caçada ao responsável pelo crime que dura uma década e transforma a vida dos três personagens.  

Dirigido por Billy Ray, que merece a menção por seu trabalho em O Preço de uma Verdade, Olhos da Justiça toma algumas liberdades em sua adaptação, modificando alguns personagens e o seu desfecho, mas deixa em evidência as suas origens ao reproduzir determinados elementos do argentino, como a cena no estádio a alguns dos diálogos entre os seus personagens. Olhos da Justiça, portanto, não renega o seu "carimbo" cinematográfico de remake, mas o sustenta com muita elegância narrativa e ritmo sem desejar ousar muito, o que jamais soa como um problema da obra. 

O elenco principal é um dos pontos fortes do longa-metragem. Enquanto Julia Roberts entrega uma interpretação visceral na pele de uma mulher absolutamente despedaçada por uma tragédia pessoal, Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor ficam na órbita desse crime brutal e tentam entender a natureza dos sentimentos que seus personagens nutrem um pelo outro. Kidman está impecável na pele de uma mulher que tenta se firmar profissionalmente em meio a um ambiente predominantemente masculino e que a enxerga como um elemento frágil do grupo. Já Chiwetel comanda com vigor a busca obsessiva de Ray pelo autor do assassinato da filha de Jess. Enfim, a escalação do trio foi mais do que acertada. 

Realizando uma reflexão sobre as cicatrizes que a violência deixa em seus personagens, Olhos da Justiça de Billy Ray aborda um ponto de vista pertinente sobre justiça e punição, deixando claro no seu desfecho quem serão aqueles que de fato sofrerão as consequências do crime por toda a vida. Em suma, o longa está longe de ser a tragédia que alguns pintaram por ai. Obedece a cartilha do drama policial norte-americano, mas faz isso com muito equilíbrio e sem ofender ninguém, muito menos o argentino O Segredo dos seus Olhos.  


Secret in their Eyes, 2015. Dir.: Billy Ray. Roteiro: Billy Ray. Elenco: Julia Roberts, Nicole Kidman, Chiwetel Ejiofor, Alfred Molina, Dean Norris, Michael Kelly, Joe Cole, Zoe Graham, Lyndon Smith, Don Harvey, Ross Partridge. Diamond Films. 111 min. 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,6,Checklist,5,Cinco Atos,1,Crítica,76,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,1,Extras,3,Listão,13,Matéria Especial,4,Prévia,24,Radar Crítico,13,Rewind,2,TV & Streaming,12,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Olhos da Justiça
Olhos da Justiça
http://1.bp.blogspot.com/-1JEHGLUAQgc/Vlz9EGj-1MI/AAAAAAAAUTo/wcIfHBKkfos/s640/file_610458_secret-in-their-eyes-picture-2.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-1JEHGLUAQgc/Vlz9EGj-1MI/AAAAAAAAUTo/wcIfHBKkfos/s72-c/file_610458_secret-in-their-eyes-picture-2.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2015/12/olhos-da-justica.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2015/12/olhos-da-justica.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código