Previsões: SAG Awards 2014


Semana atribulada para quem ama a temporada de premiações. Na noite desse sábado (18), acompanharemos mais um capítulo dessa saga anual com a entrega do prêmio do sindicato dos atores, o SAG Awards (Screen Actors Guild Awards). Menos popular que o Globo de Ouro entre o público brasileiro, o SAG Awards é o melhor indicador para os possíveis vencedores do Oscar nas categorias de atuação (aliás, como toda premiação de sindicato em suas respectivas áreas), já que seu quadro demográfico de votantes coincide em boa parte com o quadro de votantes do Oscar. Aliás, o SAG é interessante não só para apontar as vitórias do Oscar nas categorias de interpretação, mas também na categoria "melhor filme", tendo em vista que seus votantes ainda são a maioria na Academia.
 
Bom, vamos aos palpites para a noite de hoje (para conferir a lista completa de indicados ao SAG, clique aqui):
 

Trapaça é a aposta do blog para a categoria principal do SAG, "melhor elenco" (o SAG não tem a categoria "melhor filme"). O filme tem as estrelas do momento e acaba de conquistar indicações para eles em todas as categorias de atuação do Oscar, sinal de que os atores amam o filme. Além disso, o longa de David O. Russell vem em uma ascendente impressionante na temporada de premiações desde dezembro. No entanto, o longa com o maior número de indicações ao SAG Awards foi 12 Anos de Escravidão, que ainda aguarda o seu grande momento nessa temporada (será que vem no Oscar?)
 
Já a melhor atriz da noite deve ser, com uma larga folga, Cate Blanchett, de Blue Jasmine. Não vejo motivos para o sindicato  dos atores escolher outra de suas concorrentes, sobretudo por Cate estar em um filme do Woody Allen, uma figura venerada por esse grupo de votantes. Da mesma forma que o favoritismo de Cate parece intacto, Jared Leto surge imbatível como candidato a melhor ator coadjuvante por Clube de Compras Dallas, cuja ameaça pode ser o falecido James Gandolfini, de À Procura do Amor. Digo isso porque o SAG tem uma comissão formada por um grupo de atores e Gandolfini foi uma das perdas mais sentidas do ano passado. Há a possibilidade deles quererem fazer uma última homenagem, ainda que o ator tenha surgido esporadicamente nas principais listas de prêmios por esse trabalho.
 
A disputa entre os atores pode dar a vitória a Matthew McConaughey, de Clube de Compras Dallas, mas é preciso ponderar que o texano só tem levado a maior parte dos prêmios de uns dias para cá, a partir do Globo de Ouro. Antes dele, Chiwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escravidão, levou todos os prêmios de associações de críticos. Há ainda o fator Bruce Dern no SAG. O protagonista de Nebraska pode sair com a vitória no SAG pois o sindicato dos atores adora reconhecer veteranos, diferente do que tem feito a Academia nos últimos anos (a não ser quando o assunto é Meryl Streep). No Oscar, McConaughey ainda enfrentará uma campanha ascendente para Leonardo DiCaprio por O Lobo de Wall Street, que apesar de sequer ter sido indicado ao SAG, é o filme do momento e tem rendido as maiores discussões dos últimos meses. Para o SAG, ficamos com McConaughey, mas vale a lembrança de que a situação não está tão tranquila assim para ele até o Oscar como muitos vêm afirmando.
 
Jennifer Lawrence e Lupita Nyong'o têm protagonizado uma das batalhas mais interessantes do ano pelos prêmios de atriz coadjuvante. De um lado temos Jennifer Lawrence de Trapaça, a estrela do momento, a primeira atriz em décadas a protagonizar a bilheteria número um do ano (Jogos Vorazes - Em Chamas) e uma vencedora de dois Oscars em potencial com menos de 25 anos de idade. Do outro, o frescor da novata Lupita Nyong'o de 12 Anos de Escravidão que vem encantando a todos por sua trajetória durante a temporada e que ganhou todos os prêmios na categoria até o Globo de Ouro. Como arrisco que a disputa entre as duas persistirá até o mês março, época do Oscar, escolho Lupita Nyong'o como palpite para o SAG (12 Anos de Escravidão deve vencer alguma coisa no sindicato).
 
Previsões
 
Melhor Elenco: Trapaça
Melhor Atriz: Cate Blanchett, Blue Jasmine
Melhor Ator: Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas
Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong'o, 12 Anos de Escravidão
Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto, Clube de Compras Dallas
 
O SAG Awards 2014 será exibido ao vivo pela TNT, às 22h (23h para as regiões em horário de verão).

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Previsões: SAG Awards 2014
Previsões: SAG Awards 2014
http://1.bp.blogspot.com/-NJPD_mIysPI/UtKQqJxpXTI/AAAAAAAAS8U/0gEsj1pF6iA/s1600/10_PRE~1.JPG
http://1.bp.blogspot.com/-NJPD_mIysPI/UtKQqJxpXTI/AAAAAAAAS8U/0gEsj1pF6iA/s72-c/10_PRE~1.JPG
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2014/01/previsoes-sag-awards-2014.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2014/01/previsoes-sag-awards-2014.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código