Previsões (e questões) para as indicações ao Oscar 2014


Em uma semana atribulada no calendário de premiações, cinéfilos de todo o mundo irão conhecer os indicados ao Oscar 2014 nesta quinta-feira (16). As indicações de sindicatos e de outros prêmios, como o Globo de Ouro, que teve sua cerimônia no último domingo, e o Critic's Choice Awards nos revelaram alguns dos títulos favoritos da temporada e até mesmo possíveis vencedores. No entanto, nem sempre o Oscar segue a "maré", principalmente por ser a última premiação de todas, propiciando a queda de alguns favoritos, a ascensão de outros e grandes surpresas não só quando a lista dos seus indicados é divulgada, mas também no dia da premiação.
 
Além de trazer os palpites do blog para a seleção final de indicados aos prêmios da Academia, o Chovendo Sapos traz algumas das principais questões que pretendem ser resolvidas na quinta-feira. Quem tem suas candidaturas sólidas até o momento? Quais são as dúvidas? Que possíveis surpresas podemos ter? Quem pode ficar de fora?
 
Tentaremos solucionar algumas dessas questões às vésperas de conhecer os indicados e lançar os nossos palpites. O jogo está só começando e façam as suas apostas!
 
Para ler, acompanhe com a legenda:
Certeza
Chance
Possibilidade

Montagem: Telluride Inside
Os 3 favoritos
 
A essa altura do campeonato, os três grandes favoritos na categoria "melhor filme" e que tem praticamente garantidas suas respectivas candidaturas ao Oscar são: Gravidade, 12 Anos de Escravidão e Trapaça. São pouquíssimas as chances de não vermos uma dessas produções na lista a ser divulgada quinta-feira. E elas prometem ser indicadas em muitas categorias. Duas delas por serem filmes de época (12 Anos de Escravidão e Trapaça) e outra pela excelência do seu trabalho técnico (Gravidade). Trapaça e 12 Anos de Escravidão têm ainda mais chances de conseguirem muitas indicações em função do trabalho dos seus respectivos elencos, já que parte dos seus integrantes vêm sendo citados constantemente em outros prêmios.
 
Um dado que é interessante sobre esses três favoritos é que antes mesmo da cerimônia acontecer, a partir de algumas possíveis pistas dadas durante o anúncio das indicações, poderemos visualizar qual deles tem mais chances na Academia. Como tradição, um candidato a melhor filme tem possibilidade de vitória se tiver indicações em categorias-chaves, como melhor direção, roteiro e montagem, ou se tiver um grande número de atores na disputa (grande parte dos votantes do Oscar são atores):
  • Gravidade tem gerado discussões a respeito da sua elegibilidade em "melhor roteiro original", já que alguns consideram que este é o aspecto mais frágil do filme ( o que considero uma estupidez já que roteiro não é só diálogo). Se, com todos esses "poréns", Gravidade conseguir uma indicação em "melhor roteiro original" significa que a Academia gosta muito do filme e que ele tem muitas chances de vitória;
  • O favoritismo de Trapaça, por sua vez, pode encontrar sua pista na indicação de alguns integrantes do seu elenco. Há dúvidas se Amy Adams e Christian Bale serão indicados nas categorias "melhor atriz" e "melhor ator", não por seus trabalhos serem ruins na avaliação desse grupo, mas porque a concorrência é grande. Se ambos, ou um dos dois, conseguirem vencer essa barreira e forem indicados ao Oscar, juntando-se aos possíveis indicados Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, o filme estará melhor cotado entre a Academia do que pensávamos;
  • 12 Anos de Escravidão, por sua vez, cumpre todos os requisitos, não há obstáculos para a sua candidatura nessas categorias principais. Contudo, se o filme não for indicado em alguma delas, para a surpresa de todos, poderemos cogitar que talvez o longa não seja tão favorito assim.
No entanto, nada é garantido, são apenas suposições. Mesmo com as indicações, até a chegada de março, mês da entrega do Oscar, muita coisa pode acontecer e as escolhas dos votantes podem mudar.
 

Os demais concorrentes

Fora os favoritos, temos Capitão Phillips, do Paul Greengrass. Citado em inúmeras listas de melhores do ano, o filme é aquele candidato mencionado em todo lugar, mas que acaba saindo de uma premiação de "mãos abanando". Além dele, Nebraska também tem grandes chances de receber uma indicação ao Oscar de "melhor filme" na quinta-feira. O longa de Alexander Payne foi outro candidato que, timidamente, tornou-se presença constante nas principais listas.
 
O Lobo de Wall Street merece um capítulo a parte. Diante de todas as acusações feitas a Martin Scorsese em seu novo filme (misoginia, cumplicidade com o comportamento dos seus personagens), o longa tem um grande número de detratores a serem vencidos. O Oscar nunca lida bem com o caráter divisivo de alguns longas. Mas é um Scorsese... Pode não ser o Scorsese de Os Bons Companheiros, Os Infiltrados e até A Invenção de Hugo Cabret, mas é um Scorsese.
 
A Academia estipula um limite de 10 filmes na categoria principal. No entanto, com a média definida por eles, o número de candidatos frequentes na lista costuma ser 9. Mas vamos aos 10. Apostando em 6 sólidos indicados, restariam, teoricamente, 4 vagas a serem ocupadas. Quais são as possibilidades?
 
Duas delas são Clube de Compras Dallas e Blue Jasmine, filmes que surpreenderam os especuladores do Oscar na semana passada por conseguirem indicações nas premiações do sindicato dos produtores (ótimo termômetro para a categoria "melhor filme") e dos roteiristas. Clube de Compras Dallas trata de temas que tocam a Academia como a homofobia e a Aids, além de ter duas das performances favoritas do ano (atores votantes adoram o filme). Já Blue Jasmine é um bom filme de Woody Allen com uma interpretação arrasadora de Cate Blanchett (outro ponto atrativo para atores que votam no Oscar).
 
Como nono indicado, apostaria em Ela, do Spike Jonze, que acabou de vencer o prêmio de melhor roteiro no Globo de Ouro e surpreendeu a todos no início da temporada com a vitória no National Board of Review, um prêmio que costuma ser um previsor interessante para o Oscar. Jonze deve ser indicado em "melhor roteiro original" e seu filme, um dos mais elogiados do ano, pode ser o representante "cult".
 
A décima possibilidade, se esse ano forem dez indicados, o que acho difícil, é o drama Philomena, também um dos roteiros mais destacados do ano, com uma atuação elogiada de Judi Dench. Além disso, em recentes sessões para membros da Academia, o filme foi muito elogiado. O longa deve agradar o grupo de votantes mais velhos do Oscar.
 
Além desses candidatos, há possibilidades de indicações para O Mordomo da Casa Branca e Fruitvale Station - A Última Parada, se a Academia achar que esse é um ano "negro" para o Oscar; Inside Lewyn Davis - Balada de um Homem Comum, um filme dos Coen que ainda não encontrou um grupo que o "abraçasse" como muitos afirmam que ele mereça; Walt nos bastidores de Mary Poppins, que tornou-se questionável por ser uma produção da Disney que, segundo contam, não conseguiu conferir um olhar honesto e humano, mas sim idealizado, para Walt Disney; Rush - No Limite da Emoção, longa de Ron Howard que perdeu o fôlego por ter um lançamento precoce (estreou em setembro); Álbum de Família e seu elenco que é um grande atrativo para os votantes atores; e Lone Survivor, drama de guerra com Mark Wahlberg citado esporadicamente em algumas listas. 
 
Feitas essas considerações, minhas previsões:
 
Melhor Filme
12 Anos de Escravidão
Gravidade
Trapaça
Capitão Phillips
O Lobo de Wall Street
Nebraska
Clube de Compras Dallas
Blue Jasmine
Ela
Philomena

Melhor Roteiro Original
Trapaça
Ela
Blue Jasmine
Nebraska
Clube de Compras Dallas

Melhor Roteiro Adaptado
12 Anos de Escravidão
Capitão Phillips
Antes da Meia Noite
Philomena
O Lobo de Wall Street

AS ÚLTIMAS PEÇAS

Diretores
Martin Scorsese ou Alexander Payne?

McQueen e Cuarón são certezas na categoria. David O. Russell deve conseguir uma indicação também, caso não ocorra nenhuma zebra. Paul Greengrass estará na lista para constar. A dúvida que paira é sobre o quinto candidato.

O DGA, premiação do sindicato dos diretores, indicou esses quatro nomes e Martin Scorsese, por O Lobo de Wall Street. Como o Oscar costuma trazer sempre uma exceção (ano passado foram duas ou alguém se esqueceu da exclusão de Kathryn Bigelow - enfrentando polêmica semelhante a que Martin anda passando - e Ben Affleck em "melhor direção"?) e a julgar pela repercussão dos trabalhos dos seus colegas anteriormente citados, Scorsese é o que tem a candidatura mais frágil. Pode ser que o principal oponente dele seja Alexander Payne de Nebraska. Mas há a possibilidades que a lista do Oscar seja a mesma do DGA e que a Academia nem ligue para as polêmicas em torno de O Lobo de Wall Street. Portanto...

Minhas previsões:

Melhor Direção
Steve McQueen - 12 Anos de Escravidão
Alfonso Cuarón - Gravidade
David O. Russell - Trapaça
Paul Greengrass - Capitão Phillips
Martin Scorsese - O Lobo de Wall Street
 
Atrizes
Amy Adams ou Meryl Streep?
 
Nas últimas semanas, a candidatura "vitalícia" de Meryl Streep correu grandes riscos. Primeiro, ela não foi indicada ao Bafta, premiação máxima do cinema na Inglaterra, junto com o grupo Blanchett-Bullock-Dench-Thompson, que parece bem sólido na disputa. No seu lugar, o Bafta escolheu Amy Adams, de Trapaça. No Globo de Ouro, Meryl perdeu em uma disputa com Adams na categoria comédia/musical. Mas isso diz muito pouco pois Streep já ganhou diversas vezes e pode ter sido um prêmio compensatório para Adams que é constantemente indicada a prêmios e nunca ganha ou um reflexo da popularidade de Trapaça. No entanto, se pegarmos esta última explicação para a vitória de Amy no Globo de Ouro, a coisa se complica ainda mais para Meryl. Se a Academia estiver simplesmente obcecada por Trapaça como parece, pode ser que Adams estrague a festa da veterana. Além disso, Álbum de Família não é tão bem quisto quanto Trapaça. Por outro lado, a Academia já indicou Streep por tanta coisa e, nesse filme, a vencedora de três Oscars entrega um tipo de interpretação que eles adoram, performática, cheia de trejeitos. Adams, por sua vez, é uma atriz "minimalista" e nunca ganhou o Oscar, apesar de já ter sido indicada quatro vezes ao prêmio. Vou correr menos risco e optar pela tradição no meu palpite, mas que fique registrada essa possibilidade de twist.
 
Minhas previsões:
 
Melhor Atriz
Cate Blanchett - Blue Jasmine
Sandra Bullock - Gravidade
Judi Dench - Philomena
Emma Thompson - Walt nos bastidores de Mary Poppins
Meryl Streep - Álbum de Família
 

Atores
Tom Hanks, Robert Redford ou Leonardo DiCaprio?

A temporada começou com especulações a respeito de uma possível vitória de Robert Redford como melhor ator por Até o Fim. A ausência dele entre os indicados ao SAG Awards, premiação do sindicato dos atores e melhor termômetro para as categorias de atuação do Oscar, fez surgir dois concorrentes mais fortes: Chiwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escravidão, e Matthew McConaughey, de Clube de Compras Dallas. Assim, a candidatura de Redford parece cada vez mais distante, tanto que abriu espaço, por exemplo, para Bruce Dern, de Nebraska, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e até, ainda que não totalmente garantido, Tom Hanks, de Capitão Phillips.

Atualmente, Redford parece disputar a quinta vaga com os seus demais concorrentes, sobretudo Christian Bale, de Trapaça; Joaquin Poenix, de Ela; Oscar Isaac, de Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum; e Leonardo DiCaprio, de O Lobo de Wall Street. Este último, por ter sido preterido tantas vezes nos últimos anos pode ser o quinto candidato desta edição, por isso aposto nele. Mas que fique claro, muito do que se fala sobre as esnobadas do ator no Oscar é lenda, na minha perspectiva, da sua última indicação para cá (Diamante de Sangue em 2006), ele só chegou próximo do prêmio com J. Edgar. Outra observação pertinente é que Redford é uma lenda do cinema e só foi indicada a um Oscar como ator (Golpe de Mestre, 1973), trata-se de uma reparação também a ser feita. Vai ser apertado, então...
 
Minhas previsões:
 
Melhor Ator
Chiwetel Ejiofor - 12 Anos de Escravidão
Matthew McConaughey - Clube de Compras Dallas
Bruce Dern - Nebraska
Tom Hanks - Capitão Phillips
Leonardo DiCaprio - O Lobo de Wall Street

Coadjuvantes
Oprah Winfrey ou Sally Hawkins?
Bradley Cooper, Daniel Brühl ou James Gandolfini ?

 Oprah Winfrey foi outro nome que começou bem a temporada com apostas de vitória na categoria "melhor atriz coadjuvante", mas perdeu espaço para outras concorrentes, tal qual o filme pelo qual pretende concorrer, O Mordomo da Casa Branca. Na disputa com Lupita Nyong'o, de 12 Anos de Escravidão, Winfrey tem aberto caminho para Jennifer Lawrence, de Trapaça, que, em mais uma temporada, rouba a cena. June Squibb e Julia Roberts parecem os dois outros nomes a completar a lista de coadjuvantes femininas. Resta a última vaga para Oprah disputar com um  nome que pode surgir pela tangente, Sally Hawkins, caso não queiram indicar Blue Jasmine somente a melhor atriz.

Já no grupo dos atores coadjuvantes, as candidaturas sólidas de Jared Leto, de Clube de Compras Dallas, e Michael Fassbender, de 12 Anos de Escravidão, encontram como concorrente mais consistente Barkhad Abdi, de Capitão Phillips. Nas duas outras vagas, dois nomes citados com regularidade em outros prêmios foram Daniel Brühl, de Rush - No Limite da Emoção, e Bradley Cooper, por Trapaça. No entanto, os cinco candidatos mais prováveis podem encontrar empecilho para suas respectivas candidaturas - principalmente Cooper, Brühl e Abdi -  na figura de James Gandolfini, falecido no ano passado e citado em alguns prêmios, entre eles o SAG Awards, pelo seu desempenho em À Procura do Amor. Seria uma das últimas oportunidades para uma premiação do ator e no cinema (Gandolfini só tem prêmios por seu trabalho na TV).
 
Minhas previsões:
 
Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Lawrence - Trapaça
Lupita Nyong'o - 12 Anos de Escravidão
Julia Roberts - Álbum de Família
June Squibb - Nebraska
Oprah Winfrey - O Mordomo da Casa Branca
 
Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto - Clube de Compras Dallas
Michael Fassbender - 12 Anos de Escravidão
Barkhad Abdi - Capitão Phillips
Daniel Brühl - Rush: No Limite da Emoção
Bradley Cooper - Trapaça

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Previsões (e questões) para as indicações ao Oscar 2014
Previsões (e questões) para as indicações ao Oscar 2014
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimfoKApTXFJjThvAcum6IFiF673LS3jqqrUMSpxvywC5ufa_BWPHu-I5rSSyuNoPX8nazYJOAqqn7uami9NOqfYPGtHK4hVJLPgTpYHLXq8ypTFkI1bf14Q_CcataAWE3MKXfSKgKYIr4q/s1600/10_PRE~1.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimfoKApTXFJjThvAcum6IFiF673LS3jqqrUMSpxvywC5ufa_BWPHu-I5rSSyuNoPX8nazYJOAqqn7uami9NOqfYPGtHK4hVJLPgTpYHLXq8ypTFkI1bf14Q_CcataAWE3MKXfSKgKYIr4q/s72-c/10_PRE~1.JPG
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2014/01/previsoes-e-questoes-para-as-indicacoes.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2014/01/previsoes-e-questoes-para-as-indicacoes.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código