Os melhores filmes de 2013


# 01. Amor
Dir.: Michael Haneke
Amor é um dos filmes mais lindos exibidos no Brasil em 2013, mas também um dos mais brutais pela crueza com que mostra uma etapa indesejada e silenciada da nossa vida, a velhice. O longa de Michael Haneke, que conta a história de amor de um casal de idosos vivenciando a iminência da morte foi uma das experiências mais vivas do ano. Nos faz entrar em contato com nossos próprios medos, a invalidez, a morte, a solidão, mas também nos faz entender o verdadeiro sentido do amor, palavra tão banalizada pelas gerações mais novas e que, invariavelmente, só passa a ser compreendida em sua essência com a maturidade.



#02. O Mestre
Dir.: Paul Thomas Anderson

Ele fez mais uma vez. Paul Thomas Anderson é um dos autores cinematográficos mais relevantes e conscientes do potencial narrativo que tem a imagem em movimento da sua geração. Levemente inspirado nas bases da polêmica Cientologia, O Mestre é um dos filmes mais provocativos e enigmáticos do ano, uma obra a ser destrinchada com cuidado pelo espectador. Um longa sobre a fé, não necessariamente vinculada à religião, e sobre a liberdade. Trata-se de uma experiência digna de toda a filmografia de Paul Thomas Anderson, cinema pra gente grande.



#03. Gravidade
 Dir.: Alfonso Cuarón
Filhos da Esperança foi um dos longas mais injustiçados de 2006, uma comprovação do talento e da versatilidade do mexicano Alfonso Cuarón. Gravidade parece estar reparando essa injustiça com o reconhecimento popular e da crítica que vem recebendo, o que deve reverberar em alguns prêmios na próxima temporada do Oscar. A clássica história de perseverança de uma mulher tentando sobreviver sozinha no belo e assustador silêncio do espaço foi uma das experiências mais intensas do cinema em 2013. Gravidade é um longa que fascina os olhos pela complexidade da sua execução e atinge fundo o coração pela simplicidade e objetividade do seu ponto de partida, o clássico conto da resiliência.



#04. O Som ao Redor
Dir.: Klebber Mendonça Filho

Apesar da questionável qualidade das produções cinematográficas mais populares do nosso cinema, as comédias da Globo Filmes, o cinema autoral anda de vento em polpa no Brasil. O Som ao Redor, de Klebber Mendonça Filho, foi uma obra recompensadora. O olhar clínico do diretor para o comportamento da classe média garantiu um filme desafiador que faz o espectador refletir sobre a base dos principais problemas da nossa sociedade, problemas que se perpetuam por anos a fio. Trata-se de um filme necessário e impactante que deve delinear o tom da produção cinematográfica nacional que está por vir.



#05. Dentro da Casa
Dir.: François Ozon

François Ozon voltou a ser um cineasta relevante com essa história sobre um estudante que relata a vida de uma família para seu professor de Francês a partir de suas redações. O filme de Ozon tem conexões com o clássico de Alfred Hitchcock Janela Indiscreta, na medida em que investiga a curiosidade humana por histórias alheias. Na mesma proporção, Ozon busca compreender a natureza do seu próprio ofício, um exercício recompensador para o cineasta e certamente para o seu público. O jogo que o diretor realiza com seus personagens e consequentemente com o espectador, questionando o uso que fazemos dessa prática milenar, é desafiador.



#06. Os Suspeitos
 Dir.: Dennis Villeneuve

O canadense Dennis Villeneuve, em sua estreia nos Estados Unidos, fez um suspense que faz jus a um dos gêneros clássicos do cinema norte-americano, arrancando desempenhos convincentes de todos os integrantes do seu elenco, de Hugh Jackman a Jake Gyllenhaal, passando por Melissa Leo e Viola Davis. A história de dois casais em busca dos sequestradores de seus filhos, de certa maneira, nos faz lembrar do cinema de David Fincher em Seven ou Zodíaco, em que cada nova pista nos faz desenrolar uma trama contínua, como um novelo de lã. Os Suspeitos é entretenimento como este sempre deveria ser, cerebral, denso. 



#07. Anna Karenina
Dir.: Joe Wright

O clássico romance de Tolstoy, Anna Karenina, contava a história de uma jovem da sociedade que começa a ser execrada após cometer adultério. O julgamento sobre a infidelidade passa também a ser realizado pela própria protagonista, que acaba sendo tragicamente consumida pela culpa. Joe Wright adaptou com fidelidade o espírito crítico do clássico da literatura russa e ainda conferiu um ousado formato a sua narrativa, filmando toda a história em um palco londrino. Anna Karenina é um filme tão impecável em seu conceito e na sua execução que não poderia ficar de fora de qualquer lista restrospectiva de 2013.



#08. A Hora mais Escura
Dir.: Kathryn Bigelow

A Hora mais Escura traz a única diretora vencedora de um Oscar por Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow, a um terreno que ela já conhecia, os conflitos no Oriente Médio. No entanto, o longa sobre a obstinada caçada promovida por uma mulher a Osama Bin Laden não é uma ode heroíca sobre os feitos norte-americanos desde o 11 de setembro, mas uma crítica pontual sobre o sentido de todas as ações empreendidas pelos envolvidos. Bigelow transformou uma temática recorrente pelo cinema nos últimos anos em um longa contundente, com nervos expostos.



#09. Bling Ring - A Gangue de Hollywood
Dir.: Sofia Coppola

Quando Sofia Coppola se debruça sobre seu próprio universo é sempre uma viagem fascinante e profunda por uma Los Angeles ainda desconhecida. Bling Ring - A Gangue de Hollywood, uma história sobre jovens inconsequentes que passavam o seu tempo invadindo casas de celebridades e subcelebridades hollywoodianas, colecionando bens das suas vítimas, é um filme sobre a falta de propósitos de uma geração alienada que não consegue sequer mensurar as consequências dos seus atos. A usual distância da cineasta, flerta com uma bem-vinda ironia em Bling Ring, um dos melhores exemplares da carreira de Coppola.



#10. O Verão da Minha Vida
Dir.: Nat Faxon e Jim Rash

Os roteiristas de Os Descendentes acertaram em cheio nesse filme despretensioso, simples em sua execução, mas repleto de significados e relevância. O Verão da Minha Vida foi, provavelmente, uma das maiores surpresas do ano pela forma com que conduziu a história de um pré-adolescente tímido, com problemas de relacionamento com seu padrasto, que se transforma a partir do momento em que passa a ser amigo do zelador de um parque aquático. O filme, transvestido como uma simples comédia familiar, é uma tocante obra sobre a auto-aceitação e sobre o amadurecimento, temas universais que explicam o porquê desse longa atingir em cheio tanta gente.


Saldo do Listão 2013:
Melhor Filme: Amor, de Michael Haneke
Melhor Direção: Michael Haneke, Amor
Melhor Roteiro Original: O Mestre, Paul Thomas Anderson
Melhor Roteiro Adaptado: Dentro da Casa, François Ozon
Melhor Atriz: Emmanuelle Riva, Amor
Melhor Ator: Joaquin Phoenix, O Mestre
Melhor Atriz Coadjuvante: Amy Adams, O Mestre
Melhor Ator Coadjuvante: Philip Seymour Hoffman, O Mestre
Melhor Montagem: A Hora mais Escura
Melhor Trilha Sonora Original: O Mestre, Jonny Greenwood
Melhor Fotografia: Branca de Neve
Melhor Direção de Arte: A Espuma dos Dias
Melhor Figurino: Anna Karenina
Melhor Maquiagem: O Grande Gatsby
Melhores Efeitos Visuais: Gravidade
Melhor Elenco: Os Suspeitos
Jovem ator ou atriz do ano: Elle Faning, Ginger e Rosa
Melhor Dupla em Cena: Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, Azul é a Cor mais Quente
Melhor Canção Original: "Young and Beautiful", O Grande Gatsby
Melhor Documentário: Elena, de Petra Costa
Melhor Longa de Animação: Detona Ralph, de Rich Moore

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,270,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Os melhores filmes de 2013
Os melhores filmes de 2013
https://1.bp.blogspot.com/-ClG8bmfYNgM/UPxenZcpaKI/AAAAAAAAKrY/fIsmP8Kp4Hs/s640/Michael+Haneke's+Amour.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ClG8bmfYNgM/UPxenZcpaKI/AAAAAAAAKrY/fIsmP8Kp4Hs/s72-c/Michael+Haneke's+Amour.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/12/listao-2013-os-10-melhores-filmes-de.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/12/listao-2013-os-10-melhores-filmes-de.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código