Melhor Montagem
A Hora mais Escura
William Goldenberg e Dylan Tichenor
Os montadores de A Hora mais Escura não são os mesmos que trabalharam com Kathryn Bigelow em Guerra ao Terror (Bob Murawski e Chris Innis). No entanto, o novo longa da diretora possui uma estrutura narrativa tão enervante quanto o seu filme anterior. A caçada de Maya, personagem de Jessica Chastain, a Osama Bin Laden dura dez anos, apresentada em um filme com cerca de três horas de duração, e a história não perde o seu ritmo e traz nesse departamento soluções sempre interessantes e inteligentes que conferem não só fluidez, mas ajudam o espectador a encontrar interpretações, ou seja, significados próprios a cada nova reviravolta. O terceiro ato de A Hora mais Escura então é exemplar nesse quesito. Goldenberg e Tichenor mantiveram a temperatura do filme elevada e não perderam um movimento relevante sequer captado pela condução espetacular de Bigelow. Bravo!
Melhores Efeitos Especiais ou Visuais
Gravidade
Como superar Gravidade nesse departamento? A perfeição com que Alfonso Cuarón e sua equipe retrataram o espaço se iguala à revolução promovida por Stanley Kubrick em 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Não me refiro à abordagem temática, até porque os dois filmes vão para caminhos relativamente opostos, mas como referências no departamento. As próximas fitas que trouxerem o espaço como elemento terão que correr atrás para acompanhar o trabalho impecável da equipe de Gravidade. Imaginar que quase a totalidade dos elementos mostrados no filme, incluindo parte das roupas dos personagens de Sandra Bullock e George Clooney, foram criadas por computação gráfica nos dá a dimensão da complexidade do trabalho do longa na área. O filme faz do espaço um lugar belíssimo, com tonalidades e texturas fascinantes, mas também apavorante, ameaçador em seu silêncio e vazio. É fato que os efeitos especiais de Gravidade já encontram-se na seara dos marcos, dos grandes feitos cinematográficos de 2013.
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