Os melhores atores de 2013


Melhor Ator
Joaquin Phoenix
O Mestre
Joaquin Phoenix nos entregou a interpretação definitiva de sua carreira em O Mestre. Dando vida a Freddie Quell, um veterano da Segunda Guerra Mundial transformado em "experimento" para "A Causa", religião fundada e conduzida por Lancaster Dodd, líder do movimento interpretado por Philip Seymour Hoffman, Phoenix se dedicou por completo ao filme de Paul Thomas Anderson. O ator estudou meticulosamente o seu personagem, trazendo para Freddie Quell a postura encurvada, os movimentos inquietos e a voz travada. Phoenix soube dimensionar a complexidade da natureza de um homem que trafega no limite entre a razão e a loucura, seus traumas de guerra e sua vocação para a liberdade, que ao mesmo tempo em que encontrava na "Causa" as ferramentas para usufruí-la, "domesticando" a sua condição psíquica, acabava esbarrando na própria limitação que a dedicação irrestrita aos ensinamentos de Dodd lhe impunha. A interpretação de Phoenix é impressionante em cada frame de O Mestre, fascinante pela riqueza de detalhes e camadas que o ator confere ao personagem. A gente fica com os olhos fixados em Freddie numa mistura de repulsa, incompreensão, tensão, compaixão e ternura por uma alma doentia mas que está sempre à procura da libertação de si própria.


Daniel Day-Lewis
Lincoln
Vencedor do seu terceiro Oscar por viver o 16º presidente dos Estados Unidos, Day-Lewis mais uma vez foi exemplar em sua dedicação e no êxito de sua performance. Dos pés à cabeça, de dentro para fora e de fora para dentro, o ator foi o pacifista Abraham Lincoln nesse drama de Steven Spielberg. Pode não ter sido surpresa o resultado do trabalho dele em Lincoln, mas não deixa de ser sempre admirável a capacidade de se entregar a um papel que o incomparável Day-Lewis tem.
John Hawkes
As Sessões

John Hawkes foi um dos injustiçados da temporada passada, o grande desempenho que ficou de fora do Oscar. Mesmo com a indicação da colega de cena Helen Hunt por esse filme, Hawkes era a grande razão para se assistir As Sessões, interpretando com grande humanidade um escritor e poeta vítima, desde a infância, da poliomielite. Hawkes teve que se desdobrar para expressar-se somente com o rosto, desafio que encarou e venceu com louvor.

Matthew McConaughey
Killer Joe - Matador de Aluguel

McConaughey tem feito por onde. Há cerca de uns dois  anos o ator tem demonstrado que está empenhado em ser encarado como um ator sério após tantas comédias românticas que só serviam de pretexto para ele exibir o seu tanquinho. Em Killer Joe - Matador de Aluguel, o texano interpreta um assustador psicopata e protagoniza uma das cenas mais surreais do cinema nos últimos anos, envolvendo sua parceira de cena Gina Gershon e uma coxa de frango empanado.

Mads Mikkelsen
A Caça

Ao contar a delicada história de um professor acusado de pedofilia, o último filme de Thomas Vinterberg trouxe uma interpretação cuidadosa de Mads Mikkelsen. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes por esse papel, o ator trouxe muita sutileza e verdade em seu desempenho, jamais pendendo para o melodrama ou para o overacting. Pelo contrário, Mikkelsen soube utilizar a emoção no momento certo, permitindo que ela servisse ao personagem e não o contrário.

Matthias Schoenaertes
Ferrugem e Osso

Nove em cada dez cinéfilos foram ávidos ao cinema conferir Ferrugem e Osso com a expectativa de ver mais um retumbante desempenho de Marion Cotillard. E ela estava fabulosa no novo longa de Jacques Audiard, mas o belga Matthias Schoenaerts é quem deixa a gente desnorteado por sua presença no drama. O desempenho de Schoenaerts é físico e emocional e a transformação que ele promove com seu personagem é espetacular, o que nos faz aguardar com grande expectativa os próximos movimentos do ator.

Melhor Ator Coadjuvante
Philip Seymour Hoffman
O Mestre
Freddie Quell e Lancaster Dodd possuem uma relação imbricada em O Mestre. O carismático líder religioso inspirado em L. Ron Hubbard, fundador da Cientologia, é um personagem emblemático, enigmático. Philip Seymour Hoffman aproveitou cada momento do seu personagem, construindo uma figura chave para a compreensão do protagonista do longa de Paul Thomas Anderson. O Lancaster Dodd é um homem fascinante, sedutor e inteligente, tal qual Hubbard, mas também dúbio em seus propósitos. Os duelos entre Hoffman e Phoenix representaram alguns dos melhores momentos do cinema no ano. Como Lancaster Dodd, Hoffman provou que sabe aproveitar deliciosamente bem cada sequência, cada palavra, cada gesto de um personagem, especialmente um personagem tão delicado e sinuoso quanto este que ele vive em O Mestre. O ator soube conferir carisma e complexidade a um personagem que vive basicamente de subtextos, cujos palavras proferidas nem sempre condizem com suas reais pretensões. Acompanhar esse movimento de Philip Seymour Hoffman, ou seja, ver como ele lida com esse personagem difícil de conduzir e tentar decifrá-lo em suas intenções é fascinante.




Mikkel Boe Folsgaard
O Amante da Rainha

Vencedor do prêmio de melhor interpretação masculina no Festival de Berlim de 2012, Mikkel Boe Folsgaard, é a maior atração de O Amante da Rainha. Folsgaard vive o rei Christian VII, um monarca, como a maioria na época, voluntarioso e de gostos "excêntricos". Cada momento de Folsgaard nesse longa ofusca o pálido romance entre os personagens de Alicia Vikander e Mads Mikkelsen. Quando um ator consegue isso, com poucos anos de carreira no cinema...

Benedict Cumberbatch
Além da Escuridão - Star Trek

Faz alguns anos que Benedict Cumberbatch encabeça a lista das principais promessas de Hollywood. Em um ano repleto de bons papeis, o vilão do mais recente capítulo da franquia Star Trek brilha como o personagem mais importante e mais bem sucedido no cinema da carreira do ator até então. Khan é um daqueles vilões que a gente ama, frio, inteligente e sádico. Impossível ser indiferente a Cumberbatch no papel e ao personagem no longa.

 Matthew Goode
Segredos de Sangue

O primeiro longa em língua inglesa do sul coreano Park Chan-Wook merece ser descoberto com urgência pelo público. Entre a interpretação do trio principal de Segredos de Sangue (Mia Wasikowska e Nicole Kidman, ótimas), Matthew Goode surpreende com o sedutor e perigoso tio Charlie. Goode trafegou muito bem entre a natureza galanteadora, violenta e psicótica de um personagem, aliás, de um filme, que faz jus à carreira do diretor Park. Um thriller e um personagem que reverenciam Hitchcock em cada take.

Jude Law
Anna Karenina

Relegado a um certo ostracismo após sua superexposição em 2004, Jude Law surge mais maduro como ator nos últimos anos e Anna Karenina é o melhor exemplar dessa nova fase em sua carreira. Law abandona seus usuais e, algumas vezes, irritantes tiques, para se camuflar na pele do pacífico Karenin, um homem que, ao descobrir ter sido traído pela esposa, passa a mostrar um lado nada simpático da sua personalidade.

Christoph Waltz
Django Livre

O vencedor do Oscar mostrou que o cineasta Quentin Tarantino é mesmo a sua alma gêmea. Em um papel feito na sua medida, Christoph Waltz se esbalda em Django Livre. Na pele do safo Dr. King Schultz, Waltz tem alguns dos momentos mais memoráveis da fita, compondo um sujeito bem mais simpático do que o Hans Landa que o trouxe para os holofotes em 2009 com Bastardos Inglórios. Waltz aproveita cada linha do roteiro de Tarantino, se diverte e nos diverte, mais uma vez.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Os melhores atores de 2013
Os melhores atores de 2013
https://1.bp.blogspot.com/-ZBiqvAcUWW0/UrfbT52J2II/AAAAAAAASrU/mvNZvei5W44/s640/the-master-joaquin-phoenix-02_510x317.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ZBiqvAcUWW0/UrfbT52J2II/AAAAAAAASrU/mvNZvei5W44/s72-c/the-master-joaquin-phoenix-02_510x317.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/12/listao-2013-atores.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/12/listao-2013-atores.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código