Crítica: Frances Ha


No ano passado comentei por aqui no blog sobre Jovens Adultos, o último filme do Jason Reitman, que me impressionou muito não só pela embasbacante atuação de Charlize Theron, mas também pela maneira contundente e delicada com que abordou uma espécie de síndrome detectável entre jovens nas proximidades dos trinta anos de idade, a "adultescência". Sabe aquela fase em que a gente se vê diante de um dilema que não sabe resolver: manter os sonhos firmes como metas de vida ou render-se às pressões da vida prática? Por que aquela vida que sonhamos e planejamos quando ainda éramos adolescentes, tornar-se um rock star ou ganhar um Pullitzer antes dos trinta, se dissolveu tão rápido por entre nossos dedos?
 
O novo longa de Noah Baumbach, Frances Ha, trata justamente disso. No entanto, diferente do Jovens Adultos de Jason Reitman, a história conta com uma personagem bem mais simpática aos olhos do público. Frances tem 27 anos e ganha uns poucos trocados para sobreviver como professora de balé para crianças. Apesar de sempre ter sonhado em viver da sua arte, a dança, foi o máximo que conseguiu para aproximar-se dessa aspiração. Frances vive em um apartamento em Nova York com Sophie, a quem considera uma outra versão sua, só que com o cabelo diferente, almas gêmeas. Quando Sophie resolve levar a sério o relacionamento que tinha com seu namorado, o mundo de Frances começa a ruir. Tudo fica ainda pior para ela quando é dispensada de uma apresentação especial do grupo de dança no Natal. Frances começa a ter dificuldades para pagar as suas próprias contas, vê todos os seus amigos se transformarem em pessoas quadradas, casarem, ter filhos e se satisfazerem com empregos burocráticos. Enfim, Frances começa a ser esmagada belo pálido mundo dos "adultos".
 
Utilizando o preto e branco para o seu longa, Noah Baumbach, que já realizou verdadeiros experimentos narrativos com A Lula e a Baleia e Margot e o Casamento, se inspira na Nouvelle Vague para apresentar esse filme agridoce e singelo sobre a crise dos 20 e tantos, uma síndrome pouco retratada no cinema mas cada vez mais latente em tempos que parecem inspirar a liberdade, quando, na verdade, as tolhe de maneira avassaladora e sutil. Para tanto, o diretor e roteirista conta com uma protagonista encantadora, personificada por sua parceira no roteiro do filme, a atriz Greta Gerwig, que parece transformar Frances em uma extensão de si mesma.
 
Frances Ha é uma realização tão encantadora quanto sua protagonista, uma daquelas figuras que a gente queria ter como amiga para sempre, sabe? Daquelas que nos inspira o melhor, que nos faz entrar em contato com quem realmente somos por trás de vidas aparentemente insossas. Daquelas com a qual compartilhamos o que temos de melhor a oferecer. Frances é tão maravilhosa que o mundo, cheio de superficialidade e formado por indivíduos neuróticos, insatisfeitos com os rumos das suas próprias vidas e que só fazem perpetuar um sistema formador de frustrados e deprimidos em potencial, simplesmente não merece ela.

 

Frances Ha, 2013. Dir.: Noah Baumbach. Roteiro: Noah Baumbach e Greta Gerwig. Elenco: Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper, Adam Driver, Michael Zegen, Grace Gummer, Patrick Heusinger, Justine Lupe, Christine Gerwig, Gordon Gerwig. 86 min. Vitrine Filmes.
 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,6,Checklist,5,Cinco Atos,1,Crítica,76,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,1,Extras,3,Listão,13,Matéria Especial,4,Prévia,25,Radar Crítico,13,Rewind,3,TV & Streaming,12,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Frances Ha
Crítica: Frances Ha
http://3.bp.blogspot.com/-0zaJzswvYa4/Ufaa2NZgwBI/AAAAAAAASKc/8EuCkM49ets/s640/Frances-Ha-film-still-3.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-0zaJzswvYa4/Ufaa2NZgwBI/AAAAAAAASKc/8EuCkM49ets/s72-c/Frances-Ha-film-still-3.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/11/critica-frances-ha.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/11/critica-frances-ha.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código