Crítica: Blue Jasmine


 Na extensa carreira de Woody Allen são raros os casos em que a obra em si é menos importante do que o desempenho de um ator. No caso de Blue Jasmine, o filme segue a linhagem do que de melhor o cineasta norte-americano sabe fazer, expor com refino intelectual e muita ironia a contraditória e problemática natureza humana. Contudo, neste trabalho, torna-se mais urgente discutir o desempenho espetacular da australiana Cate Blanchett, prestes a abocanhar seu segundo Oscar (ao menos, é o que as listas de apostas, ainda precoces, apontam). A questão é que não são raras as performances memoráveis em filmes de Woody Allen, o cineasta fornece um vasto e rico material de composição de personagens para qualquer ator. Mas são raros sim os exemplares da carreira de Allen que permitem a um ator, no caso, uma força da natureza como Cate Blanchett, ser maior do que as próprias linhas do seu roteiro, sempre cheios de insights.
 
Blue Jasmine tem início quando Jasmine (Blanchett) muda-se para a casa da irmã Ginger (Sally Hawkins) em São Francisco. Jasmine, cujo nome verdadeiro é Jeanette, acaba de sair de uma grande turbulência em sua vida: seu marido, Hal (Alec Baldwin), um especulador da bolsa de valores, foi preso por enriquecimento ilícito e simplesmente a deixa sem um tostão para sustentar sua vida de ostentações. Com Ginger, Jasmine, que se mantém de pé graças a comprimidos de Xanax e muito uísque, se depara com uma vida bem diferente da que levava em Nova York, mais simples, sem grandes confortos. A oportunidade de sair do "buraco" em que fora jogada surge quando ela conhece Dwight (Peter Sarsgaard), um diplomata viúvo à procura de uma decoradora para a sua nova casa.
 
Jasmine é o típico alter ego de Woody Allen. Sofisticada, neurótica e venenosa compulsiva, a protagonista do novo filme do diretor é "vítima" da bolha e do crash financeiro de 2008. Ainda que este contexto seja incluído nas linhas narrativas do filme, não é bem nesse universo que Allen deseja adentrar quando coloca os mundos de Jasmine e Ginger em colisão. Para o diretor, não há nada mais deprimente e patético do que a derrocada financeira, assim como o é para Jasmine. Com Blue Jasmine, Allen questiona o espectador se dinheiro não traz mesmo felicidade, ainda que de maneira torta, anestesiante e alienada como acontece com Jasmine. Ainda que falte ao filme a veemência e corrosividade alleniana - o diretor aqui se permite mais à observação passiva, sobretudo diante do desempenho arrasa quarteirão de Blanchett -, o filme mantém as qualidades dos melhores trabalhos do cineasta.
 
Sobre Blanchett, não há muito o que comentar. Ou melhor, há sim, afinal (esqueceram?) ela é quem dá tônus a Blue Jasmine. Com uma carreira composta mais de acertos do que erros, a australiana é um daqueles talentos natos das artes dramáticas. A voz grave e o olhar expressivo nos faz associar seu estilo ao trabalho de Bette Davis, que, com suas interpretações, não deixava pedra sobre pedra em qualquer projeto para o qual era escalada. Por estas características, ocasionalmente, Blanchett pode passar a sensação do over acted, mas não é o que acontece aqui. A atriz compõe Jasmine como uma mulher que parece se equilibrar na linha divisória entre a razão e a loucura, ou ainda, entre a dissimulação e a sinceridade. Jasmine é fascinada pelas roupas de grifes, viagens internacionais e pelos badalados eventos sociais. Quando perde tudo, substitui todos esses mimos entorpecentes por tranquilizantes, álcool e começa a demonstrar sinais de completo desequilíbrio. O contraponto a Jasmine é sua irmã Ginger, interpretada pela igualmente interessante Sally Hawkins, sempre muito boa, que se contenta com muito pouco para ser feliz, como um final de semana deitada no sofá com o namorado, compartilhando uma última fatia de pizza.
 
A verdade é que poucos cineastas conseguem ser tão sinceros assim com suas inquietações sobre a vida. Talvez Woody Allen consiga ser tão aberto assim quanto aos seus próprios sentimentos por expô-los através do humor, da ironia. Certeiro na escolha dos seus porta-vozes, em Blue Jasmine, o diretor encontra na composição de Cate Blanchett uma forma de abordar as relações que estabelecemos entre o estado de felicidade bruto e o prazer material. Ainda que falte um maior comprometimento acerca das conclusões para os problemas que ele mesmo tenta procurar solucionar com o filme, o diretor encontra salvação na sua atriz, que como poucas na sua carreira, conseguiu ficar à frente do criador da sua personagem, através de uma interpretação certamente definitiva em sua carreira. Woody Allen tem muitas musas: Scarlett Johansson, Mia Farrow, Dianne Wiest, Penélope Cruz... Mas em nenhuma destas relações criativas esteve tentado a deixar a sua obra nas mãos de uma delas como aconteceu com Cate Blanchett em Blue Jasmine.
 

 
 
Blue Jasmine, 2013. Dir.: Woody Allen. Roteiro: Woody Allen. Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard, Andrew Dice Clay, Bobby Cannavale, Michael Stuhlbarg, Alden Ehrenreich, Louis C.K., Tammy Banchard. 98 min. Imagem Filmes.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Crítica: Blue Jasmine
Crítica: Blue Jasmine
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFA3yX3sZQkhxu7T22BSe4XJKR-M5eSL1h_TYudTWUENUMPAhV1A8d2N34FgFcXH9QsbZB-HppfdUf8x5zOhJ1K5KmRcq645qkK6kxZSPhdhMVHtd5Ad5TGcfoT24X7FGARw0GO-M1b9rp/s640/blue+jasmine+cate+blanchett.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFA3yX3sZQkhxu7T22BSe4XJKR-M5eSL1h_TYudTWUENUMPAhV1A8d2N34FgFcXH9QsbZB-HppfdUf8x5zOhJ1K5KmRcq645qkK6kxZSPhdhMVHtd5Ad5TGcfoT24X7FGARw0GO-M1b9rp/s72-c/blue+jasmine+cate+blanchett.png
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/11/critica-blue-jasmine.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/11/critica-blue-jasmine.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código