A carreira de Robert Downey Jr. em três atos

Às vésperas da estreia de Homem de Ferro 3, marcada para amanhã (26/04), e com as reformulações do blog, "ressuscitamos" uma antiga seção do Chovendo Sapos e vamos estreá-la com o astro do novo projeto da Marvel, Robert Downey Jr..

1º ato - Promessa
Charlie Chaplin
em
Chaplin (1992)

Filho do diretor indie Robert Downey, Downey Jr. começou a carreira aos cinco anos de idade no filme dirigido pelo próprio pai, Pound. Anos depois, o ator integraria um grupo de atores que ficou conhecido com Brat Pack, alusão ao Rat Pack da década de 1960. Tratava-se de um grupo de jovens artistas conhecidos por captarem a essência da década de 1980 e por sempre trabalhar junto em filmes que explorassem temas ligados a essa geração. Além de Downey Jr., fizeram parte dela Charlie Sheen, James Spader, John Cusack, Sean Penn, Kevin Bacon e Kiefer Sutherland. Um dos filmes mais conhecidos com o ator na época foi Abaixo de Zero. Não demorou muito para os grandes papéis caírem no colo de Downey Jr. e um dos seus maiores desafios foi interpretar Charlie Chaplin na biografia de Richard Attenborough, Chaplin. Por esta interpretação cativante e dedicada, Downey Jr. conseguiu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria melhor ator, e ganhou o BAFTA de melhor ator. A partir de Chaplin, Downey Jr. começou a ser visto como ator sério e talentoso e fez filmes com diretores renomados como Oliver Stone (Assassinos por Natureza) e Robert Altman (Short Cuts - Cenas da Vida e Até que a morte nos separe). No entanto, após essa fase, o ator começou a se envolver com as drogas e ser internado constantemente em clínicas de reabilitação,  o que o levou a romper o relacionamento que tinha com a atriz Sarah Jessica Parker desde os 19 anos.

2º ato - Garoto problema
Larry Paul
em
Ally McBeal (2000 - 2002)

Foram muitas idas e vindas do ator até ele encontrar um equilíbrio. Downey Jr. começou a dar trabalho para as equipes de filmagens e ensaiou diversos retornos durante um bom tempo, sumindo subitamente e aparecendo meses depois nas páginas policiais da imprensa norte-americana. No cinema, a oscilação era a mesma, esteve em U.S. Marshals - Os Federais (1998), com Tommy Lee Jones, e Garotos Incríveis, de Curtis Hanson com Michael Douglas e Tobey Maguire (2000). No entanto, a melhor reação de Downey Jr. nesse período foi sua atuação na série de TV Ally McBeal, protagonizada por Calista Flockhart. Downey Jr. foi de participação especial a personagem fixo na série e pelo trabalho ganhou o Globo de Ouro e o SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores de Hollywood, de melhor ator coadjuvante em série de TV, sendo indicado ao Emmy na mesma categoria. Nada disso foi suficiente para mantê-lo na série e após ter sido encontrado vagando pelas ruas de Los Angeles como um maltrapilho, o ator se submeteu a um novo tratamento contra as drogas que o manteve fora dos holofotes por cerca de um ano.

3º ato - Ícone pop
Tony Stark/ Homem de Ferro
em
Homem de Ferro (2008), Homem de Ferro 2 (2010) e Os Vingadores (2012)

Downey Jr. volta para os grandes papéis, agora completamente afastado dos problemas pessoais, em 2005, quando protagonizou ao lado de Val Kilmer a comédia de ação de relativo sucesso, Beijos e Tiros. Ao filme, seguiram A Pele e Zodíaco, longas que lhe renderam elogios e que contribuíram para que pairasse em Hollywood uma vontade de dar uma segunda chance ao ator, que ainda preservava certa credibilidade profissional entre os colegas, a despeito dos fantasmas pessoais que viveu nos anos de 1990. Em 2007, a Marvel estava engatando o projeto da adaptação de Homem de Ferro para as telonas, um dos poucos personagens do estúdio que ainda não tinham se aventurado nos cinemas. Após negociações mal sucedidas com Tom Cruise, ofereceram o personagem a Robert Downey Jr.. O ator transformou Tony Stark em ícone pop, provavelmente um dos personagens mais queridos e rentáveis do recém criado estúdio de cinema. Com Homem de Ferro 3, o ator já viveu o personagem quatro vezes, incluindo aqui a franquia Os Vingadores, para a qual Downey Jr. tem contrato assinado somente até a próxima continuação. Com o sucesso de Tony Stark, Downey Jr. assumiu outra franquia, Sherlock Holmes, comandada por Guy Ritchie, que provavelmente irá para seu terceiro filme. Em 2008, o ator voltou ao Oscar, sendo indicado como melhor ator coadjuvante pela comédia Trovão Tropical. Para o futuro, Downey Jr. já disse que pretende retornar a papéis mais "sérios", mas independente de quais sejam seus caminhos daqui para frente o público respira aliviado por seu talento finalmente ser reconhecido e por sua vida finalmente ter voltado aos trilhos.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,9,Checklist,6,Cinco Atos,1,Crítica,83,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,1,Extras,5,Listão,13,Matéria Especial,4,Prévia,36,Radar Crítico,18,Rewind,3,TV & Streaming,17,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: A carreira de Robert Downey Jr. em três atos
A carreira de Robert Downey Jr. em três atos
http://3.bp.blogspot.com/-dmNYmEeKank/UXdRDSiSaZI/AAAAAAAARdk/eZsOPFCb2GI/s400/chaplin.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-dmNYmEeKank/UXdRDSiSaZI/AAAAAAAARdk/eZsOPFCb2GI/s72-c/chaplin.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/04/a-carreira-de-robert-downey-jr-em-tres.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/04/a-carreira-de-robert-downey-jr-em-tres.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código