Voo raso

Retorno de Robert Zemeckis ao live action em O Voo é tímido, mas conta com uma ótima interpretação de Denzel Washington


Os mais novos não devem saber ou não devem ter a dimensão do fenômeno, mas Robert Zemeckis é um dos principais nomes do cinema norte-americano das duas décadas passadas. Zemeckis é realizador da trilogia De Volta para o Futuro, ícone de uma geração. Como se não fosse pouco, Zemeckis ainda dirigiu o igualmente icônico Uma Cilada para Roger Rabbit, o divertido A Morte lhe Cai Bem e o subestimado Contato. Seu último longa em live action (ou seja, com atores de carne e osso) foi Náufrago, que em 2000 rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator para Tom Hanks. Nos últimos anos, o diretor, que sempre flertou com inovações tecnológicas no cinema (vide os casos pioneiros da junção entre atores e desenhos animados em Roger Rabbit e as transformações de Meryl Streep, Goldie Hawn e Bruce Willis em A Morte), começou a "pegar gosto" pelo então recém desenvolvido recurso de animação, o motion capture, técnica utilizada para capturar movimentos de atores e utilizá-los em personagens animados. Dessa safra foram O Expresso Polar, A Lenda de Beowulf e Os Fantasmas de Scrooge.

O retorno de Zemeckis ao live action é celebrado por mais que as três incursões na animação tenham seus lados positivos (e tem, ainda que não tenha conseguido atingir a perfeição técnica nos movimentos dos personagens). O Voo é um drama sobre um piloto alcoólatra que consegue salvar parte dos passageiros e da sua tripulação após alegadas falhas mecânicas na aeronave que pilotava. No entanto, apesar do reconhecido ato heroíco, exames médicos constataram um alto teor alcoólico em seu sangue, levando-o a responder pela acusação de homicídio culposo das vítimas falecidas no voo.

Talvez Zemeckis quisesse fazer um retorno mais tímido e modesto com esse drama que encontra suporte e vigor única e exclusivamente na interpretação comedida e dedicada de Denzel Washignton, que torna seu personagem humano, cheio de falhas, mas também íntegro e repleto de sentimentos sinceros. O que falta a O Voo, um tropeço do seu roteiro estranhamente indicado ao Oscar, é um aprofundamento nas questões éticas e no julgamento do seu protagonista que acaba vez ou outra sendo levantado ao longo da narrativa. Uma espécie de Crime e Castigo com a esperada redenção do protagonista, mas com pouquíssimo conflito e mergulho na culpa do personagem central.


Flight, 2012. Dir.: Robert Zemeckis. Roteiro: John Gatins. Elenco: Denzel Washington, Kelly Reilly, John Goodman, Don Cheadle, Melissa Leo, Bruce Greenwood, Nadine Velazquez, Tamara Tunie, Brian Geraghty, Connor O'Neill. 138 min. UIP.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,11,Checklist,7,Cinco Atos,1,Crítica,97,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,5,Listão,13,Matéria Especial,5,Notícias,3,Prévia,44,Radar Crítico,18,Rewind,3,TV & Streaming,21,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Voo raso
Voo raso
http://4.bp.blogspot.com/-gU7ABGebZB4/URAEKnw7JtI/AAAAAAAAQ1I/A4e6w7YvubE/s400/flight-image-blog480.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-gU7ABGebZB4/URAEKnw7JtI/AAAAAAAAQ1I/A4e6w7YvubE/s72-c/flight-image-blog480.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/voo-raso.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/voo-raso.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código