Guia Oscar 2013 - Diretores


Steven Spielberg
Lincoln

Dos cinco, o mais experiente na premiação. Spielberg é um dos símbolos do cinema escapista norte-americano e um dos poucos que conseguem aliar entretenimento, qualidade artísticas e suas marcas como autor. Seu primeiro longa-metragem foi o modesto Encurralado, de 1972, que nasceu como telefilme e fez tanto sucesso que foi distribuído nos cinemas e tornou-se um dos maiores sucessos de bilheteria do verão norte-americano naquele ano. O grande salto na carreira de Spielberg foi em 1975 com seu terceiro longa-metragem, Tubarão, um marco na história do entretenimento norte-americano que impulsionou a proliferação das grandes produções nos estúdios hollywoodianos programadas para a temporada de férias nos EUA, o blockbuster ganhou corpo com esse filme. Após 1975, Spielberg engatou um sucesso atrás do outro, Contatos Imediatos de Terceiro Grau Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida foram os principais. E.T. - O Extraterrestre foi outro momento marcante da carreira do diretor. Com ele, Spielberg conseguiu a maior arracadação do cinema até então e ainda recebeu indicações em diversos prêmios. Depois de E.T., a preocupação de Spielberg era mostrar seu lado mais "sério" em dramas como A Cor Púrpura e O Império do Sol. Em 1993, ele retorna aos blockbusters com um filme que marcou outra geração, Jurassic Park. A consagração artística do diretor veio no mesmo ano com A Lista de Schindler, filme que lhe rendeu seus primeiros Oscars e que resgatava um pouco de sua história pessoal já que o diretor é descendente de judeus. O feito se repetiu em 1998, quando Spielberg venceu outro Oscar como melhor diretor por O Resgate do Soldado Ryan, apesar de ter amargado no mesmo ano a derrota na categoria melhor filme, o eleito foi Shakespeare Apaixonado. Outros filmes do diretor que compõem sua extensa filmografia são A. I. - Inteligência Artificial, Minority Report, Guerra dos Mundos, Munique e, mais recentemente, Cavalo de Guerra. Spielberg também tem uma lista de filmes de outros diretores produzidos por ele, como é o caso de sua parceria com Clint Eastwood em Cartas de Iwo Jima ou com J.J. Abrams em Super 8.

Suas chances: Tornou-se o favorito na categoria pela ausência de Ben Affleck. Já que Lincoln será rival direto de Argo durante toda a cerimônia é bem possível que este Oscar seja de Spielberg.

Vitórias anteriores: melhor diretor por O Resgate do Soldado Ryan (1998), melhor diretor e melhor filme por A Lista de Schindler (1993). *

Indicações anteriores: melhor filme por Cavalo de Guerra (2011), melhor filme por Cartas de Iwo Jima (2006), melhor diretor e melhor filme  por Munique (2005), melhor filme por O Resgate do Soldado Ryan (1998), melhor filme por A Cor Púrpura (1985), melhor diretor e melhor filme por E.T. - O Extraterrestre (1982), melhor diretor por Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981), melhor diretor por Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977).*


Ang Lee
As Aventuras de Pi

O taiwanês Ang Lee estudou cinema nos EUA e estreou na carreira em 1993 com o filme A Arte de Viver. O diretor, no entanto, estourou mesmo no ano seguinte, quando ganhou prêmios no Festival de Berlim e uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme O Banquete de Casamento. Em 1995, Lee roda seu primeiro filme com um elenco internacional, a adaptação do romance de Jane Austen Razão e Sensibilidade, roteirizado por Emma Thompson (que ganhou o Oscar de roteiro adaptado e está no elenco do romance) e que conta com a presença de Hugh Grant e Kate Winslet, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar aqui.  Com o sucesso do romance, Lee dirigiu o cultuado Tempestade de Gelo e Cavalgada com o Diabo. Em 2000, o diretor voltou a filmar em seu país de origem e conseguiu uma façanha conquistada por poucos filmes estrangeiros com O Tigre e o Dragão, ser indicado ao Oscar de melhor filme e de melhor filme estrangeiro. O sucesso do longa rendeu ao sensível diretor o convite para dirigir a adaptação para o cinema de um dos mais icônicos personagens da Marvel, Hulk. Hulk, de 2003, com Eric Bana e Jennifer Connelly, custou uma grande dor de cabeça ao diretor e rendeu críticas exaltadas ao tratamento que Lee deu ao personagem, privilegiando o drama em detrimento da ação (particularmente, uma discussão tola). O cineasta se "redimiu" em 2005 com o polêmico O Segredo de Brokeback Mountain, romance gay que "brinca" com um dos principais símbolos de masculinidade da cultura norte-americana, o cowboy. O filme rendeu o Oscar de melhor diretor para Ang Lee, que perdeu o prêmio de melhor filme para Crash - No Limite. Em 2007, o diretor retornou às suas origens com o drama erótico oriental Desejo e Perigo, filme que ganhou o Festival de Veneza naquela edição.

Suas chances: Principal oponente de Spielberg na categoria. 

Vitórias anteriores: melhor diretor por O Segredo de Brokeback Mountain (2005).

Indicações anteriores: melhor diretor e filme por O Tigre e o Dragão (2000). *


Michael Haneke
Amor

 Amor é a primeira oportunidade de Haneke pisar na cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Hollywood como indicado direto. Antes desse longa, Haneke esteve no Oscar com A Fita Branca, vencedor do Festival de Cannes de 2010 e indicado a melhor filme estrangeiro e a melhor fotografia aos prêmios da Academia. O austríaco, conhecido por seu tom provocativo e sádico, sempre "brincando" com a certeza de domínio da narrativa que o público tem da história que está assistindo, começou a carreira na televisão e estreou no cinema em 1989. Haneke, no entanto, atingiu reconhecimento internacional somente em 2001 com o drama A Professora de Piano, que ganhou três prêmios no Festival de Cannes. Em 2005, retornou ao festival ganhando a Palma de Ouro de direção por Caché, um de seus trabalhos mais elogiados. Em 2007, Haneke revisitou sua própria obra, refilmando o cultuado longa que concebeu em 1997, Violência Gratuita, desta vez com um elenco de peso composto por Naomi Watts, Tim Roth e Michael Pitt. 

Suas chances: Como esse ano a aposta é de que o prêmio de melhor filme e diretor não coincidam, existem rodas que especulam que a Academia pode surpreender concedendo uma vitória a um estrangeiro na categoria. É uma possibilidade, caso não dê Ang Lee ou Spielberg.

Vitórias anteriores: - 

Indicações anteriores: -  


Benh Zeitlin
Indomável Sonhadora

Grande sortudo da noite, Benh Zeitlin conseguiu duas indicações ao Oscar para si em sua estreia em longa-metragens. Ele concorre em melhor roteiro adaptado, com sua parceira Lucy Alibar, de quem é amigo desde a adolescência, e como melhor diretor por Indomável Sonhadora, filme que custou modestos U$ 2 milhões de dólares e que levou Zeitlin ao pódium com exibições, elogios e prêmios em festivais de todo o mundo. Antes de dirigir em live action, Benh passou um tempo trabalhando com animações em Praga e como professor em escolas de cinema de Nova York. 

Suas chances: Só o fato de ter conseguido uma indicação quando tudo estava contra é motivo de comemoração. Talvez seja o único da lista que não tenha chances.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: -


David O.Russell
O Lado Bom da Vida

Conhecido por seu comportamento explosivo com os atores nos sets de filmagens, nos últimos anos, David O.Russell tem curiosamente sido reconhecido como um grande agregador de elencos. As quatro indicações que conseguiu para O Lado Bom da Vida nas categorias de interpretação foram precedidas pelas menções aos trabalhos de Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo no Oscar de 2011 por O Vencedor, filme anterior do diretor. Bale e Leo ganharam a estatueta como coadjuvantes naquele ano e Jennifer Lawrence segue favorita ao Oscar de melhor atriz por O Lado Bom da Vida nessa edição do prêmio. Paradoxalmente, O.Russell conseguiu desafetos em três de seus filmes: Três Reis, Huckabees - A Vida é uma Comédia e no já citado O Vencedor. Em Três Reis, de 1999, teve uma desavença com George Clooney que dura até hoje. Huckabees - A Vida é uma Comédia rendeu ofensas e xingamentos constrangedores entre o diretor e a atriz Lily Tomlin, todas filmadas e disponibilizadas no YouTube anos depois do filme ser lançado. Recentemente, O.Russell cortou relações com Mark Wahlberg, um dos poucos atores que esteve em todos os seus filmes até então. Wahlberg interpretaria o papel que coube a Bradley Cooper em O Lado Bom da Vida, mas recusou o convite e a decisão parece não ter agradado o diretor.

Suas chances: Como já mencionado, o fato de conseguir extrair bons desempenhos de seu elenco pode ser um bônus para O.Russell ser eleito pela Academia, composta em sua maioria por atores. Se O Lado Bom da Vida conseguir mais prêmios que o previsível (mas nem tão certo) Oscar de melhor atriz para Jennifer Lawrence, David O.Russell pode vencer na categoria. É uma pena que O Lado Bom da Vida não seja seu melhor trabalho e tenha inibido todas as características do diretor por trás da embalagem de uma comédia romântica indie que não quer ser uma simples comédia romântica (mas é).

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor diretor por O Vencedor (2010).


*As indicações ou prêmios de melhor filme ocorreram porque eles foram os produtores dos títulos mencionados

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Guia Oscar 2013 - Diretores
Guia Oscar 2013 - Diretores
http://4.bp.blogspot.com/-AmAbTWbVhqo/URPD1OGHNlI/AAAAAAAAQ4s/zwZvZfvSYQY/s400/Steven-Spielberg.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-AmAbTWbVhqo/URPD1OGHNlI/AAAAAAAAQ4s/zwZvZfvSYQY/s72-c/Steven-Spielberg.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/guia-oscar-2013-diretores.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/guia-oscar-2013-diretores.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código