Guia Oscar 2013 - Atrizes

Protagonistas...


Jennifer Lawrence 
O Lado Bom da Vida

A atriz do momento em Hollywood, Jennifer Lawrence tem tudo a seu favor. Lawrence é linda, talentosa e é a protagonista da mais lucrativa série cinematográfica do momento, Jogos Vorazes, ou seja, tudo que Kristen Stewart queria ser e não consegue (com exceção das cifras na conta bancária). Foi revelada no cinema em Vidas que se Cruzam, filme de 2008 no qual interpretava a personagem de Charlize Theron na juventude. O reconhecimento veio em 2010, quando recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo árido  Inverno da Alma. Além de Jogos Vorazes, Lawrence está na nova safra de filmes da série X-Men, iniciada com X-Men - Primeira Classe, interpretando a vilã Mística.

Suas chances: Tem a seu favor as vitórias que conquistou em boa parte dos prêmios da temporada, incluindo o SAG Awards e o Globo de Ouro na categoria comédia/musical. Contudo, duas de suas concorrentes no Oscar (as mais fortes, por sinal) não foram indicadas nas demais disputas, Riva e Wallis. Se vencer, será uma vitória tão injusta quanto as de Gwyneth Paltrow em 1998 (Shakespeare Apaixonado) e Reese Whiterspoon em 2005 (Johnny e June), ambas produto da necessidade da Academia de reconhecer jovens e populares atrizes do momento em detrimento de grandes interpretações de suas concorrentes. Lawrence é talentosa demais para ser conhecida e amaldiçoada por ser a atriz que "roubou" o Oscar de Emmanuelle Riva, Jessica Chastain, Naomi Watts ou Quvenzhané Wallis.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor atriz por Inverno da Alma (2010)


Emmanuelle Riva
Amor

Um dos nomes mais lembrados da nouvelle vague, Emmanuelle Riva é a indicada mais velha na história da Academia. A francesa, que completará 86 no dia da entrega do Oscar, também é conhecida em sua terra natal por seu trabalho como poeta. Um dos filmes mais conhecidos que protagonizou é Hiroshima, mon amour, de 1959, do cineasta Alain Resnais. Ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza em 1962 por Thérèse Desqueyroux. Amor, do austríaco Michael Haneke, interrompe um hiato de onze anos da atriz longe das telas. Nesse período, Riva se dedicou a uma das paixões de sua vida: o teatro.

Suas chances: Não indicada ao SAG Awards e ao Globo de Ouro, Emmanuelle Riva acaba de ganhar o Bafta de melhor atriz por esse desempenho e coleciona prêmios de melhor atriz nas associações de críticos mais importantes, como Los Angeles e São Francisco. Por tudo isso, nas duas últimas semanas, o nome da atriz vem circulando pela imprensa com campanhas fervorosas a seu favor. Riva, que mora na França e já não é nenhuma garotinha, virá aos EUA para a cerimônia do Oscar e será tentador demais para a Academia reconhecer o trabalho dela justamente no dia do seu aniversário.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: -


Quvenzhané Wallis
Indomável Sonhadora

O Oscar 2013 não traz apenas a mais velha atriz a concorrer ao prêmio, mas também a mais nova. Quando rodou Indomável Sonhadora, Quvenzhané Wallis tinha apenas 5 anos de idade. Na época dos testes para o filme, a atriz mentiu a idade, já que o estabelecido pelo diretor era seis anos. Benh Zeitlin, realizador do filme, não só contratou Wallis para o projeto, como adaptou o roteiro à personalidade da garota. No original, Hushpuppy era bem mais doce que a menina de temperamento forte mostrada em cena. O trabalho de Wallis em Indomável Sonhadora já rendeu a atriz cerca de cinco prêmios, somente nos EUA. O filme passou por festivais como Sundance e Cannes com grande aceitação.

Suas chances: Como a categoria este ano está bem mais aberta a possibilidades que o costume, o mesmo argumento que favorece Riva está a favor de Wallis, com a diferença de que o apelo da atriz de Indomável Sonhadora é por ela ser a mais jovem da lista. Fora que no backstage Wallis sempre é uma fofa, muito desenvolta e simpática, sem os conhecidos artificialismos das crianças prodígios. Já pensaram no quão irresistível será ver um discurso dela?

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: -


Jessica Chastain
A Hora mais Escura

Por onde andava Jessica Chastain que somente aos 34 anos ficou conhecida internacionalmente por A Árvore da Vida em Cannes? Chastain estreou no cinema em 2008 com o independente Jolene, que de cara lhe rendeu prêmios em festivais de cinema. Em 2010, a atriz foi apadrinhada por Al Pacino e participou de Salomé. No ano de 2011, Chastain esteve em nada menos que seis produções, todas elas filmadas desde a sua estreia em Jolene, mas que só puderam ser exibidas (por razões de pós-produção) no ano passado. Entre eles estão A Árvore da Vida, Coriolano, O Abrigo e Histórias Cruzadas. Os desempenhos de Chastain nessas quatro produções impressionaram tanto críticos e colegas que muitos ficaram na dúvida por qual desses longas a atriz concorreria a seu primeiro Oscar. A certeza era que ela estaria entre as finalistas da Academia. Não deu outra e o papel escolhido foi o da inocente dona de casa de Histórias Cruzadas.

Suas chances: Das atrizes indicadas é a que tem uma interpretação mais fria, reflexo da própria personagem e do excelente trabalho que ela fez em A Hora mais Escura. Um papel como o seu dificilmente rende um Oscar, já aconteceu com Jodie Foster em O Silêncio dos Inocentes, por exemplo, mas são casos raros. A seu favor está a vitória no Globo de Ouro na categoria drama e a disputa que manteve no início da temporada com Jennifer Lawrence.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor atriz coadjuvante por Histórias Cruzadas (2011).


Naomi Watts
O Impossível

A inglesa Naomi Watts começou sua carreira de atriz na Austrália, país em que vive desde a adolescência. Watts faz parte de uma geração de atores do país que incluem Russell Crowe e Nicole Kidman, de quem é amiga desde a década de 1980. Foi Kidman quem deu suporte a Naomi em sua empreitada por um espaço em Hollywood por quase uma década. Todo o relato traumatizante dos testes e das crises de auto-estima da atriz nos dez anos de luta estão no filme experimental Ellie Parker, de 2001, no qual Naomi interpreta uma jovem atriz, uma versão de si mesma, batalhando por papeis no cinema e se submetendo a constrangedoras situações para tanto. A grande chance de Watts veio nesse mesmo ano através do diretor David Lynch no filme Cidade dos Sonhos, que lhe rendeu 9 prêmios somente nos EUA. A oportunidade de trabalhar com David Lynch possibilitou a atriz protagonizar um dos maiores sucessos de 2002, O Chamado. Em 2003, surgiu a primeira indicação ao Oscar da atriz por 21 Gramas. Watts ainda esteve em King Kong, remake do clássico da década de 1930 dirigido por Peter Jackson e exibido em 2005; O Despertar de uma Paixão; Senhores do Crime Violência Gratuita, remake norte-americano que Michael Haneke fez de seu próprio filme de 1996.

Suas chances: Apesar do apelo de colegas influentes como Angelina Jolie, Reese Whiterspoon e Nicole Kidman, que se propuseram a falar sobre o trabalho da atriz em O Impossível, talvez seja a concorrente com menos chances de ganhar. Mas nada impede que o fator surpresa predomine e a popularidade do filme acabe rendendo o Oscar a atriz. O que ninguém questiona é que o caso de Naomi é um daqueles em que a concorrente já passou da hora de carregar uma estatueta para casa. Seu currículo fala por si só.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor atriz por 21 Gramas (2003)

Coadjuvantes...


Anne Hathaway
Os Miseráveis

A carreira de Anne Hathaway começou nos cinemas com a série infanto-juvenil da Disney O Diário da Princesa, cujo primeiro título chegou aos cinemas em 2001 e o segundo em 2004. A grande oportunidade dramática da atriz veio em 2005, quando interpretou a esposa de Jake Gyllenhaal no premiado drama de Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain. Em 2006, Hathaway co-estrelou O Diabo veste Prada ao lado de Meryl Streep, uma de suas principais referências, como sempre faz questão de falar. Dois anos depois, a atriz recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo drama de Jonathan Demme, O Casamento de Rachel, que lhe rendeu mais 16 indicações a prêmios. Em 2010, a atriz foi convidada pela Academia para apresentar a cerimônia ao lado do ator James Franco, uma esforço da premiação para renovar seu público que não deu muito certo, mais por culpa de Franco do que da atriz. Em 2012, Hathaway interpretou o icônico personagem das HQs Mulher-Gato em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, um dos papéis mais disputados em Hollywood nos últimos anos.

Suas chances: Imbatível. Hathaway tem a fórmula perfeita para ganhar a estatueta: sofre, canta e morre. A curiosidade é que sua mãe, também atriz, já viveu Fantine em uma montagem de Os Miseráveis para a Broadway.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor atriz por O Casamento de Rachel (2008).


Sally Field
Lincoln

O grande comeback do ano é a presença de Sally Field entre as indicadas. Field é um dos principais nomes da indústria desde a década de 1960. Começou na televisão, onde conquistou um Emmy por seu trabalho no telefilme Sybil. Nos anos de 1970, Field começou a carreira no cinema com filmes como Heróis sem Causa, até que em 1979 ganhou seu primeiro Oscar de melhor atriz com Norma Rae. Como se não bastasse a primeira vitória, cinco anos mais tarde, Sally Field vence seu segundo Oscar, desta vez por Um Lugar no Coração. Na ocasião chegou a tornar conhecido seu discurso por dizer ao receber a estatueta "Vocês gostam realmente de mim!". A atriz ainda atuou em Ausência de Malícia, Flores de Aço, Nunca sem minha filha, Forrest Gump - O Contador de Histórias e Uma Babá quase Perfeita. Nos anos 2000, com poucas oportunidades no cinema, se dedicou a televisão e encontrou na série Brothers and Sisters sua grande oportunidade para continuar na ativa. Por seu desempenho na série, Field já ganhou o Emmy e o Globo de Ouro. 

Suas chances: É a grande ameaça de Hathaway e, detalhe, todas as vezes que disputou, venceu. A curiosidade desse papel é que Sally lutou por ele fervorosamente, inclusive se submetendo a testes com Spielberg, que inicialmente achava que ela não seria a atriz ideal para interpretar Mary Todd Lincoln por ser mais velha que Daniel Day-Lewis.

Vitórias anteriores: melhor atriz por Um Lugar no Coração (1985) e melhor atriz por Norma Rae (1979).

Indicações anteriores: -


Amy Adams
O Mestre

Assim como Jessica Chastain, Amy Adams é outro caso de uma atriz que teve a notoriedade tardia nas telonas, pelo menos para os padrões norte-americanos. Após pequenos papeis em filmes como Prenda-me se for capaz, Adams viu sua grande oportunidade surgir no independente Retratos de Família. Sua interpretação da inocente Ashley Johnsten chamou tanto a atenção que ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar e daí surgiram outras oportunidades. Uma dessas oportunidades foi protagonizar o conto de fadas musical da Disney Encantada, que também lhe rendeu indicações a prêmios e ainda mais popularidade. A atriz fez dobradinhas com Meryl Streep em Dúvida e Julie e Julia e esteve em outro musical da Disney, Os Muppets

Suas chances: Adams tem a impressionante marca de quatro indicações com pouquíssimo tempo de carreira. Reza a lenda que na contagem final ela sempre fica em segundo lugar. Eterna ganhadora pelo número de indicações, mas eterna perdedora da Academia pois nunca leva a estatueta para casa. Para cumprir a tradição, tem poucas chances por O Mestre, infelizmente.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor atriz coadjuvante por O Vencedor (2010), melhor atriz coadjuvante por Dúvida (2008) e melhor atriz coadjuvante por Retratos de Família (2005).


Helen Hunt
As Sessões

Outra vencedora do Oscar na lista, Helen Hunt começou a carreira protagonizando seriados de comédia na televisão. O mais famoso deles é Louco por Você, trabalho que lhe rendeu quatro Emmys nos anos em que a série ficou no ar. Em 1997, estrelou com Jack Nicholson Melhor é Impossível e ganhou junto com o ator o Oscar na categoria principal. No entanto, de lá para cá, Hunt não teve muita sorte, atuou em produções medíocres e outras que não deram tanta visibilidade ao seu potencial. Entre os trabalhos da época estão TwisterCorrente do Bem, Do que as mulheres gostam, Náufrago, O Escorpião Jade e Bobby. Todos esperam que As Sessões seja o início de bons momentos em sua carreira.

Suas chances: No início da temporada tinha mais chances. O filme perdeu tanto espaço que John Hawkes, seu parceiro, não conseguiu uma indicação como melhor ator.

Vitórias anteriores: melhor atriz por Melhor é Impossível (1997).

Indicações anteriores: -


Jacki Weaver
O Lado Bom da Vida

Jacki Weaver é australiana e famosa em seu país por seus trabalhos nos palcos. Ganhou notoriedade nos cinemas em 1975 com o filme de Peter Weir, Picnic na Montanha Misteriosa. Nos demais anos, se dedicou a curtas e a séries de TV na Austrália. Em 2010, já madura, Weaver conseguiu elogios por sua performance em Reino Animal, filme australiano premiado internacionalmente no qual interpretava a matriarca de uma família de criminosos. O soturno personagem rendeu a atriz uma merecida indicação ao Oscar, inegavelmente a melhor entre as indicadas de 2010. 

Suas chances: Grande surpresa da lista, Jacki Weaver passou a perna em atrizes mais cotadas nessa vaga, como Nicole Kidman (The Paperboy), Ann Dowd (Compliance) e Maggie Smith (O Exótico Hotel Marigold). Pode se contentar com a indicação, sinal de que ela tem mesmo a admiração dos membros da Academia.

Vitórias anteriores: -

Indicações anteriores: melhor atriz coadjuvante por Reino Animal (2010).

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Guia Oscar 2013 - Atrizes
Guia Oscar 2013 - Atrizes
http://2.bp.blogspot.com/-v7bCihq23i4/URPFZwi_PKI/AAAAAAAAQ6k/DhP4pbgUzZU/s400/jennifer_lawrence.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-v7bCihq23i4/URPFZwi_PKI/AAAAAAAAQ6k/DhP4pbgUzZU/s72-c/jennifer_lawrence.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/guia-oscar-2013-atrizes.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/guia-oscar-2013-atrizes.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código