#1. Battleship - A Batalha dos Mares
Os produtores de Hollywood não se cansam de nos pregar peças desse tipo. De quem foi a ideia de fazer um filme sobre o jogo Batalha Naval e colocar ETs, Rihanna e Liam Neeson em zona de conflito?
#2. O que esperar quando você está esperando
Comédia romântica nada inspirada que não consegue desenvolver nenhum dos seus vários núcleos, protagonizados por Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Chris Rock, Anna Kendrick e o brasileiro Rodrigo Santoro. Fórmula gasta.
#3. Diário de um Jornalista Bêbado
O filme tem seus defensores, especialmente aqueles que cultuam Medo e Delírio, de Terry Gilliam. Trata-se de mais um exemplar da fase ruim de Johnny Depp, que acumula O Turista, Alice no País das Maravilhas e Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas.
#4. Um Homem de Sorte
Fora Diário de uma Paixão, não me recordo de uma única adaptação cinematográfica dos romances de Nicholas Sparks que valha a pena. Este aqui é tão formulaico e banal quanto Querido John e Noites de Tormenta.
#5. John Carter
A Disney apostou alto, chamou Andrew Stanton (responsável por obras-primas como Wall-e e Procurando Nemo) para sua estreia em live action e cometeu John Carter, que ainda conta com um dos piores atores do ano Taylor Kitsch (igualmente ruim em outros desastres - leia-se Battleship e Selvagens, de Oliver Stone)
#6. Reis e Ratos
Pior do que as comédias baratas que o cinema nacional anda lançando é juntar um elencaço, um ótimo diretor (Mauro Lima, de Meu Nome não é Johnny) e realizar um filme tão perdido em propósitos e referências quanto Reis e Ratos.
#7. Amanhecer - Parte 2
Não gosto de nenhum dos filmes Crepúsculo, mas nenhum deles entrou nessa lista anual. Amanhecer - Parte 2 merece o feito inédito por trazer um dos maiores anti-climax da história do cinema (spoiler: a batalha que nunca existiu). Jogo baixo para qualquer cinéfilo.
#8. Bel Ami - O Sedutor
Robert Pattinson teve chances de mostrar a que veio em 2012. Mas se nem com David Cronenberg (Cosmópolis) ele mostrou serviço, não seria nesse drama insosso que ele nos surpreenderia. Ainda que tivesse a companhia de atrizes do quilate de Uma Thurman e Kristin Scott Thomas.
#9. W.E. - O Romance do Século
Consenso do ano: Madonna não está preparada ainda para assumir filme como W.E.. O longa idealiza o romance do Rei Edward com a americana Wallis Simpson e, de quebra, traz uma história meia boca protagonizada por um segurança de museu e uma admiradora da biografada.
# 10. Albert Nobbs
Quem disse que filmes ruins não são indicados ao Oscar? Tá certo que Albert Nobbs mereceu as indicações que recebeu (atriz, atriz coadjuvante e maquiagem), mas esse drama tem um roteiro tão ruim e sem foco que não dá para deixar de sentir pena de Glenn Close que batalhou tanto por sua realização e há anos merecia um papel como esse. Não foi dessa vez, Glenn!
COMENTÁRIOS