Críticos de Nova York e NBR elegem A Hora mais Escura como o melhor filme de 2012

Nesta semana, a temporada de prêmios deu uma esperada guinada já que duas importantes listas foram divulgadas para a indústria, as da associação de críticos de cinema de Nova York e a National Board of Review (associação que reúne acadêmicos das mais variadas áreas). São listas importantes para dar um termômetro e apontar tendências da temporada que podem se repetir em premiações como o Globo de Ouro, o SAG Awards (prêmio do sindicato dos atores) e o Oscar. Vamos por partes.
Nova York escolheu A Hora mais Escura, novo filme de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) como melhor filme. A mesma escolha foi feita pela NBR. No entanto, no caso de Nova York, o filme dividiu importantes categorias com a biografia Lincoln, de Steven Spielberg, que faturou entre os críticos o prêmio de melhor ator (Daniel Day-Lewis), atriz coadjuvante (Sally Field) e Roteiro (eles não fazem distinção entre roteiros originais e adaptados. Esse resultado pode trazer uma disputa entre A Hora mais Escura e Lincoln pelos principais prêmios. Resta saber se até fevereiro o filme de Kathryn Bigelow terá fôlego para enfrentar uma produção que promete receber prêmios nas ditas categorias-chaves, como direção, ator e roteiro (há ainda possibilidades com os coadjuvantes Field e Tommy Lee Jones).
Mas nada foi tão interessante quanto vero o nome de Rachel Weisz, escolhida pelos críticos como a melhor atriz do ano por seu trabalho em The Deep Blue Sea. Aos poucos a atriz está voltando ao páreo com um trabalho lançado no início do ano e que parecia fadado ao esquecimento. Tudo começou com o convite para participar da mesa redonda com as atrizes da temporada promovida pelo The Hollywood Reporter, a escolha de Nova York foi a cereja no bolo. Já Matthew McConaughey, escolhido melhor coadjuvante por dois filmes, Bernie e Magic Mike, teve sua candidatura cercada por descrença. Nova York legitimou sua presença na temporada.
Confira a lista completa abaixo:
    • Filme: A Hora mais Escura
    • Diretor (a): Kathryn Bigelow, A Hora mais Escura
    • Atriz: Rachel Weisz, The Deep Blue Sea
    • Ator: Daniel Day-Lewis, Lincoln
    • Atriz Coadjuvante: Sally Field, Lincoln
    • Ator Coadjuvante: Matthew McConaughey, Bernie e Magic Mike
    • Roteiro: Tony Kushner, Lincoln
    • Fotografia: Greig Fraser, A Hora mais Escura
    • Filme estrangeiro: Michael Haneke, Amour
    • Animação: Frankenweenie

No National Board of Review (NBR), a coisa ficou mais distribuída. O rival mais forte de A Hora mais Escura foi a dramédia de David O.Russell O Lado bom da Vida, que levou melhor ator (Cooper surpreendentemente venceu Day-Lewis) e roteiro adaptado, duas categorias de grande visibilidade. A Hora mais Escura se destacou na lista pela escolha de Jessica Chastain como a melhor atriz do ano, confirmando a previsão de muitos de que haverá uma polarização entre ela e Jennifer Lawrence (O Lado bom da Vida) na disputa pelo Oscar de melhor atriz.

O grande destaque do NBR vai para a primeira menção de Django Livre na temporada. O filme acaba de ter suas primeiras sessões e pouca gente viu, mas foi tempo suficiente para eles lembrarem de Leonardo DiCaprio como melhor coadjuvante pelo novo longa de Tarantino.

Enquanto isso, nem sinal de Os Miseráveis... A esperada premiação de Anne Hathaway como melhor atriz coadjuvante pelo musical não aconteceu aqui, quem levou foi a pouco conhecida Ann Dowd, do longa independente Compliance. Os Miseráveis foi escolhido pela lista como o filme com o melhor elenco do ano.

No geral, os principais premiados foram: A Hora mais Escura (melhor filme, direção, atriz), O Lado bom da Vida (melhor ator e roteiro adaptado), Django Livre (melhor ator coadjuvante) e Looper - Assassinos do Futuro (roteiro original).

Como já é tradição na NBR, eles elencaram os 10 melhores filmes de 2012. São eles (por ordem alfabética): Argo, Beasts of the Southern Wild, Django Livre, Os Miseráveis, Lincoln, Looper - Assassinos do Futuro, As Vantagens de ser Invisível, Promised Land e O Lado bom da Vida.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Críticos de Nova York e NBR elegem A Hora mais Escura como o melhor filme de 2012
Críticos de Nova York e NBR elegem A Hora mais Escura como o melhor filme de 2012
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiV-Zk-nbX1mKNiDmiS37ci-hFxCcxyiUKOY4s1mupKqt7WRsveypFBU-b4We-x2FLOcqs4f7IZANn5FqafMxFgAUJ16Vei3lHOfOsoLjaSPCoDZqlNUhReg3grWRl5-eKs-ZIzpRmGmk/s400/zero_dark_thirty_ver4_xlg.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiV-Zk-nbX1mKNiDmiS37ci-hFxCcxyiUKOY4s1mupKqt7WRsveypFBU-b4We-x2FLOcqs4f7IZANn5FqafMxFgAUJ16Vei3lHOfOsoLjaSPCoDZqlNUhReg3grWRl5-eKs-ZIzpRmGmk/s72-c/zero_dark_thirty_ver4_xlg.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/criticos-de-nova-york-e-nbr-elegem-hora.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/criticos-de-nova-york-e-nbr-elegem-hora.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código