Prometheus
Em 1979, Ridley Scott conquistou o mundo com Alien - O Oitavo Passageiro, antes mesmo de tornar-se cult com Blade Runner. Alien era um longa de terror disfarçado de ficção-científica que trazia uma tripulação sendo dizimada no espaço por uma criatura apavorante. Prometheus, por mais que o diretor insista em distinguí-lo do filme de 1979, é um prequel de Alien, conta a origem da criatura. O longa também é uma tentativa do cineasta de retornar a um gênero pelo qual é reconhecido, após desastres recentes em sua carreira, como Robin Hood e Rede de Mentiras. Scott queria retornar com o que sabe fazer de melhor: ficção-científica. E se Alien usava o gênero pela tangente, Prometheus é uma ficção-científica sem "rapapés".
Em Prometheus, uma nova tripulação protagoniza eventos nada agradáveis no espaço. Os cientistas vividos por Noomi Rapace e Logan-Marshall Green lideram uma expedição a um inóspito planeta em busca de uma civilização que teria dado origem aos humanos. Durante a investida, a tripulação da nave Prometheus - nome dado em referência ao Deus da mitologia grega que criou o homem -, acaba passando por uma série de situações que põe em risco seu retorno à Terra. Antes de chegar aos pontos positivos do filme, vamos às suas fragilidades. Na verdade, a experiência de assistir Prometheus é drasticamente comprometida por um grande equívoco do roteiro. Digo drasticamente porque é inevitável que qualquer entrave no roteiro afete substancialmente o filme.
Charlize Theron comanda a tripulação como a fria Meredith Vickers. |
Prometheus tenta (vejam bem, tenta) teorizar sobre a origem da humanidade ao invés de entregar-se ao ponto forte do longa, a dinâmica entre a tripulação e os eventos da expedição. Ridley Scott quis tornar Prometheus maior que Alien - O Oitavo Passageiro, tranformando-o em uma versão mais blockbuster de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. No entanto, o filme ganha muito mais quando Scott se entrega à atmosfera apavorante que soube empregar em Alien e que aqui aplica muito bem. Alguns diálogos são constrangedores e a motivação de alguns personagens são frágeis (se submeter a certos perigos apenas pelo prazer da descoberta científica é um pouco questionável). Prometheus filosofa sobre a criação dos seres humanos, mas não oferece respostas ou questionamentos convincentes para o público.
Mas o filme consegue suprir as deficiências do roteiro com a direção de Ridley Scott. O cineasta torna Prometheus uma verdadeira bomba relógio, empregando um ritmo bem parecido ao de Alien, com o benefício de contar agora com um orçamento bem maior e caprichar em efeitos especiais, maquiagem e direção de arte. O elenco também é um ponto forte do filme. A nova heroína, Noomi Rapace, anunciada como a nova Sigourney Weaver, traz vigor para a personagem sem deixar de ser feminina, uma característica que escapa com muita facilidade das mãos das intérpretes femininas no gênero. Michael Fassbender também tem um desempenho interessantíssimo como o andróide David, uma interpretação estritamente técnica que exigiu do ator controle sobre sua voz e seus gestos e neutralidade no terreno das emoções. Já Charlize Theron, no ano mais atribulado de sua carreira, interpreta a vilã do longa (não esqueçam que ela foi, de longe, a melhor coisa em Branca de Neve e o Caçador e foi injustiçada por não ter sido indicada ao Oscar por seu desempenho formidável em Jovens Adultos). No entanto, a personagem da sul-africana não é um protótipo de vilã e a atriz consegue dar contornos interessantes e complexos a Meredith Vickers, realçando sua natureza egocêntrica e o fato de ser um completo "peixe fora d'água" na tripulação, um fator determinante para a motivação de seus atos.
O andróide vivido por Michael Fassbender descobre os criadores. |
A ponte entre Prometheus e Alien - O Oitavo Passageiro satisfaz os fãs do primeiro filme da série protagonizada por Sigourney Weaver. No entanto, fica óbvio que o longa tinha potencial para ser mais do que é se ganhasse um melhor tratamento no roteiro. A certeza que fica é que Ridley Scott é um grande diretor para o gênero, talvez um dos melhores, se não o melhor. Prometheus é tenso e vivo como experiência cinematográfica, coisa que poucos filmes com seu escopo conseguem. O diretor, mestre da ficção-científica, retorna para a sua zona de conforto e nos mostra do que é capaz. Scott abre sua caixa de Pandora e revela a origem do mal, o início do tormento de Ripley e do fascínio de cinéfilos de todo o mundo por Alien.
Prometheus, 2012. Dir.: Ridley Scott. Roteiro: Jon Spaihts e Damon Lindelof. Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Logan Marshall-Green, Idris Elba, Guy Pearce, Sean Harris, Patrick Wilson, Rafe Spall, Emun Elliott, Benedict Wong. 124 min. Fox.
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