Cannes 2012, Dia 4

O toque feminino do violento Lawless: Mia Wasikowska e Jessica Chastain.
Em 2012, os gangsters voltam a estar em evidência. O primeiro filme do subgênero a ser conferido pela imprensa foi Lawless, do australiano Jill Hillcoat, diretor de A Estrada. O cenário é o de sempre, uma cidade sem lei, o nome evidencia, cheia de magnatas do crime, papéis que foram entregues a Guy Pearce e Gary Oldman.

No elenco do longa e marcando presença no festival, Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Mia Wasikowska, Jason Clarke e, já comentado, Guy Pearce. A ausência sentida ficou por conta de Gary Oldman que, apesar do pequeno papel no filme, recebeu muitos elogios na sessão deste sábado, 19. 

Tom Hardy respondeu às perguntas sobre Lawless na coletiva.
A coletiva de imprensa contou com elenco, diretor e roteirista, Nick Cave, que escreveu O Assassinato de Jesse James, de Andrew Dominik, que também apresentará seu novo filme nesta edição do festival. Cave se baseou no romance de Matt Bondurant para escrever Lawless. "Gostei do ambiente do livro, gostei da história de amor e da violência excessiva. A conjugação desses elementos me interessou. Há sentimentos, mas também uma violência muito crua. A violência muitas vezes no cinema é algo de chato. Mas há uma maneira de a tratar. Isto, John Hillcoat faz como ninguém. Ele encontra uma maneira excitante e refrescante de trazer esses elementos.", disse o roteirista.

Durante a entrevista surgiram comparações aos clássicos westerns de Sergio Leone, gênero que também é flertado por Hillcoat em Lawless. O diretor explicou: "Adoro Leone. Inspirei-me em Era uma vez na América, assim como em Bonnie e Clyde (este é de Arthur Penn), sobretudo a fotografia. Queria compreender bem a época nessa região dos Estados Unidos.".

O longa traz como plot a história dos irmãos Bondurant (Hardy, LaBeouf e Clarke), que sobreviviam na época da Lei Seca graças ao comércio ilegal de bebidas. Os três acabam enfrentando dificuldades com o surgimento de duas figuras emblemáticas na cidade, o oficial vivido por Guy Pearce, e um gângster, interpretado por Gary Oldman.

Guy Pearce respondeu a perguntas sobre seu papel, que recebeu reações entusiasmadas dos presentes. "Tinha que estar à altura. Havia alguma coisa nessa personagem, tudo à volta dele parece enojá-lo, é presunçoso, tem uma visão obscura do mundo. A sua aparência segue o mesmo caminho.", disse o ator que recentemente ganhou um Emmy pelo seu desempenho em Mildred Pearce, de Todd Haynes, projeto da HBO protagonizado por Kate Winslet.

As personagens femininas também foram alvos de perguntas.Sobre sua personagem, Chastain, que esteve no ano passado apresentando o grande vencedor da Palma de Ouro A Árvore da Vida, disse: "Como ela tem muita experiência, tem um jeito forte. É interessante de ver a relação com Forrest (Tom Hardy), que é tão violento, mas quase feminino em sua reação a ela. Então os papeis são trocados.”.

Tom Hardy, que aqui trabalha com Gary Oldman pela terceira vez, já que é o vilão Bane de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e contracenou com o ator em O Espião que Sabia Demais, falou sobre o ator, mesmo com sua ausência: "Na primeira vez, em O Espião que Sabia Demais, eu basicamente tinha de olhar para ele, o que foi bom, porque para mim ele é Deus. No Cavaleiro das Trevas Ressurge, eu meio que estava interpretando Deus, então pude dar umas surras. Ele é meu herói.".

Da esquerda para a direita, Shia LaBeouf, Jason Clarke, Tom Hardy, Jill Hillcoat e Jessica Chastain.
O filme irá estrear no final da temporada de verão norte-americana, no dia 31 de agosto. Não sei se Cannes era espaço para um filme como Lawless, o que pode comprometer sua aceitação entre o júri. A crítica foi, no geral, positiva, mas nada entusiasmada com o filme. Veja o que foi dito sobre o longa:

"O filme é cheio de violência visceral. No entanto, abre espaço para a doçura de seus personagens através de um talentoso elenco.", David Rooney, The Hollywood Reporter

"É um bom filme, mas parece ter mais chances em termos de troféus nas categorias de atuação mesmo.", Mariana Morisawa, IG e Revista Preview.

Assista ao trailer abaixo:

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,11,Checklist,7,Cinco Atos,1,Crítica,97,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,5,Listão,13,Matéria Especial,5,Notícias,3,Prévia,44,Radar Crítico,18,Rewind,3,TV & Streaming,21,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Cannes 2012, Dia 4
Cannes 2012, Dia 4
http://2.bp.blogspot.com/-qbEM5EDASWk/T7eZ_KJk6uI/AAAAAAAAL8Q/1zWH4ltzyAo/s400/thumbCAV85ZEJ.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-qbEM5EDASWk/T7eZ_KJk6uI/AAAAAAAAL8Q/1zWH4ltzyAo/s72-c/thumbCAV85ZEJ.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-dia-4.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-dia-4.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código