Walter Salles leva On the Road finalmente a Cannes. |
O oitavo dia do Festival de Cannes 2012 foi um dos mais aguardados. O brasileiro Walter Salles pôde, enfim, mostrar para o mundo sua adaptação para o cinema de On the Road, baseado no livro homônimo de Jack Kerouac, um clássico cult da literatura estrangeira. O filme passou anos nas mãos dos Coppola - seria dirigido por Francis -, mas coube a Salles, que já mostrou vitalidade em road movies, trazer o trabalho do escritor para as telas.
Elenco se junta a Walter Salles para fotos. |
A primeira pergunta girou em torno da redescoberta de Jack Kerouac pela nova geração. Viggo Mortensen falou um pouco sobre o que torna o autor tão contemporâneo. "Li o livro para o filme e tomei consciência de que era muito atual. Hoje há uma espécie de rejeição da crise econômica e das autoridades por parte dos jovens. Então eu vejo este momento como um momento oportuno para estrear um filme como esse. As pessoas da minha geração, que o relerão com nostalgia, mas principalmente os jovens poderão identificar-se com este período e com o que se passou. Walter fez algo de novo com estas personagens. Não se contentou com uma cópia conforme do livro.", disse o ator.
"Foram necessários oito anos para fazer este filme. Até tínhamos pensado em realizar um documentário que serviria de base. Esta história diz mais respeito ao período que antecedeu a Beat Generation. Conta o despertar político e social de dois jovens que descobrem uma geografia humana que lhes era estranha.", disse o cineasta sobre a jornada de produção de On the Road.
Para Salles, seu elenco foi co-autor do filme que foi exibido no festival: "Considero todos os atores como co-autores deste filme. Fomos mais longe do que o livro permanecendo simultaneamente fiel, o que é bem difícil. Procuramos trabalhar num espírito de improvisação permanente.".
Kisten Dunst, premiada por Melancolia no ano passado, e Viggo Mortensen. |
On the Road não causou uma boa impressão entre os críticos. As opiniões foram mistas, ainda que esta percepção tenha ficado restrita a imprensa. Veja o que foi dito sobre o longa:
"O que ele não nos dá - e por isso o livro funciona - é o espírito boêmio de Kerouac.", Owen Gleiberman, Entertainment Weekly
"Apesar do impacto dramático ser instável, o filme é um constante prazer visual.", Todd McCarthy, Hollywood Reporter
"Aqui, a jornada ou o destino não causa impacto algum.",Robbie Colin, Daily Telegraph
Assista ao trailer de On the Road:
COMENTÁRIOS