Da esquerda para a direita: Jason Schwartzman, Bruce Willis, Wes Anderson, Edward Norton, Tilda Swinton e Bill Murray. |
Moonrise Kingdom abriu o Festival de Cannes 2012 da forma que todos esperavam. O filme de Wes Anderson iniciou o festival com o tom inocente do amor juvenil de seus protagonistas e reafirmou as marcas únicas dos filmes do cineastas, uma filmografia que inclui títulos como Os Excêntricos Tennenbauns, A Vida Marinha de Steve Zissou, Viagem a Darjeeling e O Fantástico Sr. Raposo, este último uma animação.
Na conferência de imprensa esteve presente todo o elenco do filme, com exceção de France McDormand. Mas estavam todos lá, Bruce Willis, Tilda Swinton, Edward Norton, Bill Murray, Jason Schwartzman e, claro, os protagonistas do longa, os jovens Kara Hayward e Jared Gilman.
Edward Norton na coletiva de imprensa de Moonrise Kingdom em Cannes. |
Na coletiva, Wes Anderson falou, entre outras coisas, sobre a escolha do casal de protagonistas. "Jared Gilman me comoveu. Vi seus testes, mas foi a entrevista que fiz com ele que me fez decidir o intérprete de Sam, ele me fez rir. Com relação a Kara, me pareceu que era uma atriz com vasta experiência. Parecia que ela tinha criado os diálogos da personagem.", explicou o diretor.
Amderson também comentou sobre suas fiéis parcerias com atores como Bill Murray: "Gosto de trabalhar como amigos e penso nos sets como uma companhia de teatro". Edward Norton confirmou a experiência: "É ótimo fazer parte de um círculo que se interessa por teatro. Wes criou mesmo uma trupe cinematográfica com todos esses atores que trabalharam juntos durante esse tempo.".
As palavras de Bruce Willis sobre o diretor não foram menos elogiosas: "Achei revigorante interpretar um personagem de uma maneira tão específica quanto em Moonrise. A gente vive num mundo onde os filmes sequer são ensaiados e onde pouco se fala em interpretação. Foi muito bom fazer um filme sobre amor, onde todos os personagens, no fundo, querem ser amados.".
Wes Anderson, Kara Hayward, Jared Gilman e Roman Coppola (roteirista) em foto. |
De um modo geral, a recepção a Moonrise Kingdom foi positiva. Houve quem gostasse com ressalvas, mas pouquíssimas pessoas saíram com má impressão sobre o filme. Leia abaixo o que se falou sobre o longa após as sessões em Cannes:
"Moonrise Kingdom traz aqueles momentos de absurdo que o cineasta tanto adora. Em geral, é divertido, mas também causa certo distanciamento. Aqui, ele alcança um equilíbrio melhor entre o humor descolado e o carinho pelos personagens", Mariana Morisawa, IG e Revista Preview
"Como em O Fantástico Sr. Raposo, Anderson é capaz de expressões sinceras e de estabelecer ligações pessoais com os personagens enquanto emprega um estilo artificial de narrativa", Todd McCarthy, The Hollywood Reporter
"A fábula de Anderson sobre jovens incompreendidos é estritamente um filme de arte. Um trabalho meticuloso e controlado.", Emanuel Levy, Emanuel Levy.com
Veja o trailer de Moonrise Kingdom:
Fotos: Reuters, AFP e Terra.
COMENTÁRIOS