Liam Neeson em A Perseguição: sobrevivência no Alasca. |
Joe Carnahan surgiu em 2001 com um dos filmes mais badalados daquele ano, Narc. Logo começou a se falar que o diretor era uma das promessas no cinema de ação. Uma promessa que até o momento não se confirmou com A Última Cartada e Esquadrão Classe A. Pode-se dizer que A Perseguição é o modesto retorno de Carnahan ao eixo. Estruturado como um thriller sobre a sobrevivência de um grupo de trabalhadores do petróleo no frio cortante do Alasca após um acidente com o avião que os transportava, A Perseguição acaba extrapolando as marcações daquilo que se espera de um filme do seu gênero e oferece um ponto de vista sensível sobre seus personagens. O longa ganha ainda mais força por contar com a interpretação de Liam Neeson na pele do protagonista da história. O ator está excelente como o líder do grupo do filme, um homem consumido pela dor de suas próprias recordações e que redescobre a humanidade no convívio com os demais que sobrevivem ao acidente aéreo.
A Perseguição é dirigido com eficiência e possui um ritmo frenético, mas não deixa de abrir espaço para seus personagens, os conflitos que os movem e a assimilação que os mesmos fazem dos eventos que protagonizam. O filme ganha uma crescente tensão especialmente quando o grupo comandado por Neeson tenta sobreviver em meio a quieta e brutal natureza que os cerca, cujo risco não vem não apenas pela temperatura local, mas também da constante ameaça de um grupo de coiotes famintos. O realizador Joe Carnahan lida muito bem com todas estas fontes de tensão para seus protagonistas e confere agilidade à narrativa.
Claro que seria mais interessante se Carnahan extrapolasse as expectivas e assumisse com sem muitas amarras a amargura e o passado de seu protagonista, levando-o de fato até as últimas consequências. No entanto, A Perseguição é um trabalho bem satisfatório que consegue atender às duas demandas principais do seu público, que: a) espera um filme de ação competente e b) deseja um filme surpreendente em suas construções e conflitos dramáticos.
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