Jovens Adultos

Charlize Theron e as frustrações da vida adulta em Jovens Adultos: os gloriosos tempos que não voltam mais.
Jovens Adultos, novo filme de Jason Reitman, diretor de Amor sem Escalas e Juno, me fez lembrar de Margot e o Casamento, filme de Noah Baumbach, estrelado por Nicole Kidman, Jennifer Jason Leigh e Jack Black em 2007. Ambas produções são protagonizadas por mulheres absolutamente detestáveis, mas que servem para colocar uma lente de aumento nas ranhuras de nosso próprio caráter. A semelhança da Margot de Kidman, Mavis Gary é uma escritora que se julga melhor que os outros, repelindo todos a sua volta com seu ar de superioridade. A diferença é que Mavis é uma mulher absolutamente medíocre e que é atormentada pelo fantasma da solidão que ela mesma arranjou como companhia nos últimos anos. Na verdade, o que Jason Reitman e a roteirista Diablo Cody querem é fazer um retrato de uma fase peculiar na vida de todos nós, o início da fase adulta, onde somos assombrados pelas expectativas geradas na adolescência e os efeitos da não concretização dessas mesmas expectativas. Será que estamos todos prontos para constatar que o mundo lá fora é uma selva e que não somos únicos e especiais como pensávamos?

Jovens Adultos começa quando Mavis Gary recebe um e-mail de um ex-namorado, que ainda vive na cidadezinha natal de Gary, para comemorar a chegada de sua primeira filha. Gary, já ciente do vazio completo de sua vida, entende aquilo como um chamado: deve resgatar seu grande amor da mediocridade da vida suburbana no interior do país e, de quebra, arrematar novamente o gostinho da felicidade plena que tinha ao seu lado nos tempos de colegial. Marvis vai se reaproximando do ex e começa a traçar estratégias para destruir seu casamento dele. Aos poucos, as investidas de Marvis revelam sua profunda frustração com os rumos de sua vida e a máscara social de escritora bem sucedida começa a dar lugar a uma mulher triste e sozinha assombrada pela própria imagem que criou de si. Assim, Diablo Cody recupera a pungência e a ironia de seu trabalho depois do sorrateiro Garota Infernal. Além de criar uma protagonista que por si só é um risco para o longa - Mavis não é uma figura que inspira admiração ou mesmo simpatia nas plateias -, Cody constroi um ciclo de relacionamentos que gradualmente deflagram todo o sentido de sua obra.

Jovens Adultos traz à tona um fenômeno comum no início da idade adulta: a frustração pela não realização de sonhos e projeções cultivados na adolescência. Não é comum encontrar pessoas como Mavis, a Rainha do Baile, que saem da adolescência  com altas expectativas sobre a vida e o mundo e caem em desespero ao constatar que é apenas mais uma no competitivo universo da vida adulta. Se conformar com a realidade de que somos indivíduos comuns e que temos, como qualquer pessoa, nossas limitações e até mediocridades é o primeiro passo para a aceitação e a redenção, o que não é o caso de Mavis. A personagem de Charlize Theron provavelmente cresceu em um ambiente no qual seu ego era constantemente massageado e levou para sua vida uma imagem que construiu de si mesma. A protagonista de Jovens Adultos está encastelada no mundo de paparicos e glórias do início da década de 1990, quando todos a seu redor eram meros mortais, medíocres e ela e seu namorado Buddy literalmente reinavam. A verdade é que Mavis cresce com essa projeção de si mesma e se dá conta tarde demais que tornou-se uma profissional medíocre e um ser humano pior ainda. 

Em Jovens Adultos, Jason Reitman retorna a sua abordagem mais simples, abandonada propositalmente em Amor sem Escalas pela proporção do projeto. A direção de Reitman até compõe um interessante contraste com sua protagonista já que o que se vê em cena não é nem um terço do que a mente de Mavis Gary ambiciona para ela mesma. O diretor conta com um desempenho formidável de Charlize Theron que nos faz detestar Mavis em cada olhar destrutivo que lança para os outros personagens para aos poucos nos fazer perceber que tudo o que mais detestamos nela em algum momento se manifesta em nós mesmo. O que norteia as ações da personagem é basicamente a inveja, em nossas cabeças cristãs, o pior e mais negado dos pecados que podemos ter. O longa está nas mãos de Mavis Gary e Charlize Theron não decepciona ao entrar de cabeça na composição da pior das criaturas na Terra, a própria Mavis Gary. A atriz também conta com um ótimo elenco de coadjuvantes que incluem Patrick Wilson e, com grande destaque, Patton Oswalt, intérprete daquele que acaba se tornando a consciência da personagem.

No caso de Oswalt, a parceria é ainda mais genial já que ele e Charlize representam os estereótipos mais comuns do colegial: o nerd vítima de bullying e a garota mais desejada do colégio. No final das contas, todos acabam se igualando em frustrações e realizações na vida adulta. Jovens Adultos não é um filme de fácil apreciação ou de qualidades instantaneamente detectáveis, talvez algunns nunca as encontrem, é, definitivamente, um gosto particular. Cody, Reitman e Theron se lançam nessa aventura ao trazer um longa protagonizado por uma personagem que não faz questão de esconder sua ironia, inveja, soberba e toda sorte de sentimentos nada nobres, que retrata a fase adulta, abordada poquíssimas vezes no cinema, ao menos não com a maturidade e o teor provocativo e mordaz de Jovens Adultos. Não há como não sair com uma pulguinha atrás da orelha diante das loucuras de Mavis Gary. Para quem achava que a adolescência era o último estágio do inferno na Terra, bem-vindo à "adultescência". 




Young Adult, 2011. Dir.: Jason Reitman. Roteiro: Diablo Cody. Elenco: Charlize Theron, Patrick Wilson, Patton Oswalt, Elizabeth Reaser, Collette Wolfe, Jill Eikenberry, Hettienne Park, Richard Bekins, Mary Beth Hurt, Kate Nowlin. 94 min. Paramount.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Jovens Adultos
Jovens Adultos
http://2.bp.blogspot.com/-uE32v8XpoO8/T3jonJ8KD-I/AAAAAAAALwI/F-5kYeSbjuA/s400/movie-youngadult.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-uE32v8XpoO8/T3jonJ8KD-I/AAAAAAAALwI/F-5kYeSbjuA/s72-c/movie-youngadult.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/04/jovens-adultos.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/04/jovens-adultos.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código