Os Descendentes

George Clooney entre os adolescentes de Os Descendentes, aguardado retorno de Alexander Payne.
Quando Alexander Payne surgiu com Eleição vislumbrou-se um novo talento no cinema autoral norte-americano. As Confissões de Schimidt  e Sideways - Entre umas e outras confirmaram isso e definiram o estilo do diretor e roteirista. Payne estava mais interessado na dor humana e em tramas familiares, filmes cheios de sentimento que flertavam com a comédia e com o drama sem necessariamente ir para o extremo dos dois gêneros. Os Descendentes é mais um exemplar do cineasta a seguir esta cartilha. Desta vez ele traz uma história sobre um viúvo e sua tentativa de lidar com seu próprio luto e com o luto de suas filhas. Não é um tema fácil e, por descuido de muitos diretores, rotineiramente cai no melodrama, na manipulação das plateias. Payne abre mão de tudo isso e confere naturalidade e humanidade àquela situação. O diretor parte do princípio de que nos momentos mais difíceis de nossa vida, não há porque fazer um espetáculo da própria dor.

Filmado no Havaí, Os Descendentes é uma jornada comovente da família King. Payne oferece a tragédia, mas não deixa de adoçar o olhar da plateia com momentos genuinamente cômicos. Rodado como uma espécie de road movie, O Descendentes sofre com alguns maneirismos do cineasta, resquícios de uma escola do cinema independente norte-americano do qual fez parte em um de seus picos, no início dos anos 2000, mas que hoje já foi superado. No entanto, o olhar de Payne para o luto daquela família é tão sincero e singular que qualquer repetição narrativa pode ser perdoada até mesmo pelo mais implacável e experiente espectador.

Contando com um dos desempenhos mais entregues da carreira de George Clooney, Payne garante as lágrimas e o sorriso da plateia sem "forçação de barra". Esforçado na figura de um homem cheio de virtudes, uma delas é assumir suas próprias falhas como marido e pai, Clooney estabelece uma dinâmica singular com os jovens Shailene Woodley, Amara Miller e Nick Krause. As meninas, em especial, são os dois grandes achados do filme. Amara Miller é uma preciosidade em cena e consegue lidar de maneira muito espontânea com os diálogos rápidos e sutilmente cômicos do roteirista. Já Shailene Woodley está formidável como a adolescente rebelde que no fundo esconde uma grande admiração e amor por seu pai. Woodley foi fundamental para Clooney conseguir o desempenho que conseguiu, a garota provoca e testa a todo momento as reações do ator, o que é ótimo para um intérprete que aparentemente não gosta de sair da zona de conforto como o astro de Os Descendentes.

Somente Alexander Payne seria capaz de transformar uma trama sobre perdas em um filme leve e espontâneo. Pode não ser um favorito pessoal de muitos na temporada, mas não tem como torcer o nariz para as emoções sinceras que o longa evoca. Descobrir que no fim de nossa existência o único legado que deixaremos para nossos entes e amigos queridos é o amor, ainda que este venha repleto de rancor e mágoa, revela-se como uma verdade incontestável diante da morte. Afinal, tudo torna-se menor diante do surpreendente e poderoso legado que é a família. 



The Descendants, 2011. Dir.: Alexander Payne. Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash. Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Judy Greer, Amara Miller, Nick Krause, Matthew Lillard, Patricia Haste, Beau Bridges, Matt Corboy, Matt Esecson. 115 min. Fox.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

Agenda,11,Checklist,7,Cinco Atos,1,Crítica,97,DVD & Blu-Ray,5,Editorial,2,Entrevista,2,Extras,5,Listão,13,Matéria Especial,5,Notícias,3,Prévia,44,Radar Crítico,18,Rewind,3,TV & Streaming,21,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Os Descendentes
Os Descendentes
http://2.bp.blogspot.com/-0CvFA4chIj0/TyCrAEoNXfI/AAAAAAAALYk/tGPvGVZKyfo/s400/the+descenadants.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-0CvFA4chIj0/TyCrAEoNXfI/AAAAAAAALYk/tGPvGVZKyfo/s72-c/the+descenadants.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/01/os-descendentes.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/01/os-descendentes.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código