2011 no Cinema: Cisne Negro, Planeta dos Macacos e Harry Potter

Melhor Edição
Cisne Negro
Andrew Weisblum

À sua maneira, Darren Aronofsky transformou Cisne Negro no filme de horror de sua filmografia. Neste departamento, a edição de Andrew Weisblum é essencial para o longa. Conferindo um ritmo vertiginoso e alucinógeno à montagem, Weisblum administra com destreza toda a percepção que Nina Sayers tem de sua realidade, bem como a conturbada e sombria realidade paralela que a bailarina constrói alicerçada em seus medos e frustrações. Tão importante quanto a interpretação de Natalie Portman para dimensionar os conflitos de Nina e oferecer ao espectador a percepção da personagem, em prol da proposta lançada por Darren Aronofsky, a edição de Weisblum consegue ser instável, frenética e angustiante. Sinergia pura entre diretor, atriz e edição.

Em anos anteriores: Kirk Baxter e Angus Wall por A Rede Social (2010), Chris Innis e Bob Murawski por Guerra ao Terror (2009), Lee Smith por Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008), Richard Crew por Bobby (2007).

Melhores Efeitos Visuais ou Especiais
Planeta dos Macacos - A Origem

O que mais se ouviu em 2011 nas rodas de conversa sobre cinema foram elogios ao empenho de Andy Serkis na captura de movimentos para o símio Cesar, personagem central de Planeta dos Macacos - A Origem. No entanto, há que se ponderar as avaliações neste departamento. Por mais que Serkis tenha contribuído na construção e evolução de Cesar ao longo do filme, é difícil avaliar com precisão até onde vai o ator e quando chega efetivamente a utilização de recursos digitais. Ainda é um terreno complicado. O que não dá para negar é que Planeta dos Macacos - A Origem foi a grande surpresa entre os blockbusters do ano (quem botava fé?) e a aplicação de efeitos visuais e especiais no filme é feita de maneira irrepreensível. A transformação de atores em símios, culminando com a grandiosa sequência na Golden Gate, fica registrada como a melhor utilização de efeitos digitais em prol de um enredo em 2011. Um filme que se impõe como narrativa, mas jamais causaria o mesmo efeito sem a equipe por trás de cada traço de Cesar.

Em anos anteriores: A Origem (2010), Avatar (2009), Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) e X-Men - O Confronto Final (2006).

Melhor Som
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Como grande evento cinematográfico que foi, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 fez tremer as salas exibidoras. A fuga do banco Gringotes, a destruição de Hogwarts e o embate entre Harry e Voldemort estão entre os melhores momentos do filme e também os momentos nos quais o som é melhor aplicado. A prova de que assistir ao filme em uma boa sala de cinema faz toda a diferença, ainda que você possua um home theater equipado com os melhores aparelhos.

Em anos anteriores: A Origem (2010), Avatar (2009) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008).


Melhor Mixagem de Som
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Tecnicamente, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é um dos filmes mais bem resolvidos do ano. Na verdade, tecnicamente e artisticamente, como já discutido à exaustão aqui no blog no mês de julho, quando o último filme da franquia chegou aos cinemas. No entanto, nas categorias artísticas a disputa é mais ferrenha e como este aqui é, na verdade, um prolongamento dos anteriores acaba perdendo força na disputa. Mas não há como negar que os trabalhos da equipe de som do filme são  excepcionais, coesos e, mais importante, sabem dosar efeitos e diálogos, proporcionando, na junção dos diversos elementos sonoros, a emoção no adeus a Hogwarts.

Em anos anteriores: Como treinar o seu Dragão (2010), Avatar (2009) e Wall-E (2008).

Para acessar a lista de indicados, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 2011 no Cinema: Cisne Negro, Planeta dos Macacos e Harry Potter
2011 no Cinema: Cisne Negro, Planeta dos Macacos e Harry Potter
https://1.bp.blogspot.com/-9l4J7LqVq10/TveQGTZhcKI/AAAAAAAALKE/7ObmfRuVQyI/s400/black_swan_41.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-9l4J7LqVq10/TveQGTZhcKI/AAAAAAAALKE/7ObmfRuVQyI/s72-c/black_swan_41.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2011/12/o-ano-de-2011-no-cinema-cisne-negro.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2011/12/o-ano-de-2011-no-cinema-cisne-negro.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código